
Piercings estão cada vez mais comuns em nossos dias. Algo que há menos uma década era olhado com reprovação e preconceito, é hoje visto em homens, mulheres, jovens e até crianças. Se a sociedade parece estar aceitando esses adereços cada vez com mais naturalidade, os cristãos parecem confusos a respeito. Afinal de contas, a questão da aparência ainda é assunto de grande discussão e controvérsia em muitos círculos evangélicos. A primeira coisa que precisamos ter em mente quando o assunto é aparência pessoal, é que se trata de algo que muda com o tempo e com o lugar.

Usos e costumes estão diretamente ligados à cultura. Basicamente uma cultura é formada por três elementos: cosmovisão (a maneira como um povo vê o mundo), sistema de valores (o que é importante para aquele povo) e normas de conduta (o modo como um povo se comporta, e isso dizem respeito tanto à vestimenta, como ao modo de se relacionar com os outros, etc.). Culturas são diferentes de acordo com sua cosmovisão, valores e normas de conduta. Arrotar em público após uma refeição é totalmente aceitável (e até louvável) em certas culturas, e repugnante em outras. Uma mulher com os seios à mostra é normal em muitos países da África (onde a mesma mulher não pode exibir as pernas acima do tornozelo) enquanto que o mesmo é obsceno em outras partes do mundo. Beijar na boca em público é normal aqui no Brasil, mas pode levar alguém à cadeia em certos países islâmicos. Nestes mesmos países islâmicos, um homem não pode andar de mãos dadas com sua esposa, mas pode andar de mãos dadas com outro homem. No Ocidente tal prática evoca idéias de homossexualismo. E por aí vai. Todas essas coisas são formas de expressão cultural. Podem ser um insulto ou algo escandaloso para os de fora (que não fazem parte da cultura), mas não são necessariamente erradas para quem é daquela cultura. O fato é que nenhuma cultura é totalmente igual à outra e nenhuma cultura está acima da outra.

João viu no céu povos de todas as tribos, raças, línguas e nações (grupos étnicos). Todas as culturas possuem elementos que precisam ser valorizados e outros que precisam ser transformados pelo Evangelho. Sendo a aparência pessoal é uma questão de expressão cultural, esta aparência também muda de acordo com a cultura. Pinturas na face e no corpo estão presentes em diversas culturas. Na Polinésia, os nativos usam a tatuagem para escrever sua história familiar no corpo. A tatuagem e o piercing no umbigo eram comuns no Antigo Egito. Alguns povos usam piercing, brincos e outras formas de alteração do corpo (body modification ou simplesmente body modi).

O problema é que o mundo está ficando pequeno. Estamos nos tornando cada vez mais uma aldeia global. Esta globalização faz com que certos costumes que antes só eram vistos em algumas culturas isoladas e lugares remotos da terra, comecem a se tornar moda em todo o mundo. A tatuagem de henna é um exemplo recente desta realidade.E quem são os responsáveis pelo lançamento da moda em nosso mundo? Os meios de comunicação em massa, que muitas vezes mostram artistas, músicos e cantores usando determinada roupa, adereço, estilos diferentes muitas vezes copiados por nós, ou porque não dizer, copiados de nós.
Isto mesmo!!! Citando dois exemplo: Os Rapper’s americanos não inventaram um estilo de roupa e ornamentos, eles já existiam, porém foram popularizados pela mídia. A popularização de alguns costumes orientais no Ocidente teve forte influência dos Beatles, quando estavam em sua fase “Flower and Power”. Muitas das batas, camisões e pantalonas que vemos hoje em nossas ruas, praças, e até na igreja, foram uma influência direta da que é chamada a “maior banda de todos os tempos”, porém, são “politicamente aceitas” por muitas de nossas lideranças. A popularização do piercing foi em 1993 com o vídeo clipe “Cryin”, do Aerosmith, onde Alicia Silverstone apareceu com um piercing no umbigo. Uma banda de rock, uma balada romântica, uma jovem atriz linda. Elementos essenciais para fazer a moda pop ou cultura pop, que nada mais é do que uma mistura de culturas e costumes do mundo pós-moderno. Leornard Sweet, professor metodista e um dos mais interessantes pensadores cristãos de nossa época, comenta sobre tatuagens e piercings em seu e-book recente “The Dawn Mistaken For Dusk”. Ele diz que, a razão pela qual “body modi” é o assunto nº.1 nas listas de discussões e bate-papos de jovens cristãos com menos de 30 anos nos EUA, é pelo fato disto fazer parte da cultura jovem pós-moderna atual (e quase global), uma cultura onde a imagem é altamente valorizada.
A ironia disso tudo é que cirurgias plásticas e implante de silicone são coisas cada vez mais aceitas pelos cristãos modernos. Tem personalidades famosas do mundo evangélico brasileiro com o corpo siliconado.

Todavia, como diz Sweet, “Cirurgia plástica é uma forma severa de alteração do corpo. Isto é aceito, mas brincos e tatuagens, não são?”. Na Bíblia lemos à história de Isaque que deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus. Penso que se o primeiro ato fosse pecado ou considerado pagão, então Isaque não teria adorado a Deus em seguida.No livro de Êxodo, percebemos que as mulheres dos hebreus usavam brincos e argolas, os quais foram oferecidos como oferta dedicada ao Senhor para a construção do Tabernáculo. Novamente, não penso que Deus aceitaria de seu povo ofertas que representassem costumes pagãos.
O texto mais intrigante para mim se encontra em Ez 16.11-12: “Também te adornei com enfeites, e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas, e linda coroa na cabeça” (ARA), onde o próprio Deus diz que adornou Jerusalém com jóias, pulseiras, colares, argolas para o nariz e brincos para as orelhas. Ao que parece, tais adornos não eram uma ofensa ao Senhor.
Uma vez que a Bíblia parece não condenar o uso de piercing, por que deveríamos nós? Nosso desafio não é condenar, mas orientar as pessoas (principalmente os jovens) para os riscos que existem em fazer estas coisas sem uma orientação profissional e cuidados de higiene e saúde. A pessoa está consciente dos riscos de inflamação, doenças contagiosas e “efeitos colaterais” diante da sociedade? Está consciente de que algumas alterações são irreversíveis e, mesmo diante da possibilidade de reversão, podem deixar marcas para o resto da vida? Mais ainda, precisamos falar sobre questões de identidade, valor pessoal e auto-imagem. Pois são estas as questões mais importantes para quem está considerando qualquer forma de alteração do corpo, seja uma plástica no nariz, implantar silicone, colocar um piercing ou fazer uma tatuagem.
Sandro Baggio












marie Desse:
concordo.sempre que falam: ué,você é crente e tem piercings e tattoos?! eu digo:ué,e por isso Deus não me ama? e até mesmo pessoas de outras igrejas julgam errado,julgam ser uma ofensa ao corpo que é templo do ES.gente desinformada,por isso faço questão de quebrá-los na palavra.
July 15th, 2008 às 8:27 pm
deh Desse:
hahahahahaha quebra na palavra marie! vai varoa!:)
July 16th, 2008 às 4:01 pm
Alessandra Desse:
Suuuper válida esse assunto. Concerteza acabo com a dúvida de muita gente, inclusive da minha xD
July 16th, 2008 às 10:20 pm
Lila Desse:
Eu acho que vai de cada um, porque há pessoas que acham que isso é vaidade, e vaidade é pecado.
Mas se a pessoa não vê isso como vaidade, creio que Deus se preocupa com o seu coração em primeiro lugar, e não se você tem um piercing e uma tatoo, ou 10…Inclusive as pessoas que fazem tatoo como forma de evangelismo, o que pode culpá-las?
July 17th, 2008 às 7:57 pm
Rod Silva Desse:
TUDO É VAIDADE!!!!
Segue uma musiquinha do João Alexandre ae…
Vaidade no comprimento da saia, no cumprimento da lei
Vaidade exigindo prosperidade por ser o filho do Rei
Vaidade se achando a igreja da história
Vaidade pentecostal
Vivendo e correndo atrás do vento, tudo é vaidade
Vaidade juntando a fé e a vergonha Chamando todos de irmãos
Vaidade de quem esconde a verdade Por ter o povo nas mãos
Vaidade buscando Deus em si mesmo Querendo fugir da cruz
Não crendo e sofrendo, perdendo tempo Tudo é vaidade
Falsos chamados apostulados do lado oposto da fé
Dinheiro, saúde, felicidade aquele que tem contra aquele que é
Rádios, tvs, auditórios lotados ouvindo o evangelho da marcha ré
A morte se esconde atrás dos templos Tudo é vaidade
July 19th, 2008 às 11:13 pm
Rubens Desse:
Bem, não condeno tatuagem, já tive vontade de fazer, e quem sabe depois, mas o que eu tenho pra falar é o seguinte, quando um cristão for fazer uma tatuagem ele tem que responder algumas perguntas, como: Por que vou fazer essa tatuagem? moda, influência (amigos, bandas), como eu posso utilizar isso para o crescimento do Reino?, Será que estou escandalizando meu irmão fraco na fé? Para nós isso pode ser normal e não ser pecado, mas se no momento em que eu for motivo de escândalo para os fracos na fé aí me torno pecador pelo que eu uso… bem, essa é a minha visão…. Paz.
July 21st, 2008 às 8:19 pm
Rod Silva Desse:
Alguns textos interessantes a quem se interessar.
http://grupokerygma.blogspot.com/2008/02/brincos-piercing-e-tatuagens-o-que.html
http://atitude-sria.blogspot.com/2006/10/e-tatoo-pode.html
July 22nd, 2008 às 2:10 pm
fq Desse:
é interessante que qdo alguem vai comprar uma calça nova, uma bolsa, uma maquiagem ou um celular ninguem diz tudo isso ai pra ela….
“pq ta comprando isso? moda , influencia, como posso utilizar isso pro crescimento do Reino?”
tatoo é como um acessorio, faz quem gosta, fico de cara com a mania q nos cristao temos de querer beatizar ou justificar evangelisticamente td forma de cultura ou estetica, quer dizer, na verdade nao toda forma de estetica, somente a menos aceita, como eu disse as outras coisas passam batido sem problemas.
July 22nd, 2008 às 4:13 pm
maaah underoath * Desse:
bom..
eu estava comentando com uma amiga minha sobre isso ontem.
nós astavamos afim de colocar um piercing no sépto,
porém…nossa Igreja (comunidade internacional Peniel) “condena”..
eu e ela estavamos lendo algumas referencia biblicas..
e em Ex. (see não me engado) faala sobre isso.
estava falando mais ou menos “colocarás uma argola em seu nariz e sera escravo pra sempre” (algo do tiipo)
aí eu fiquei pensatiiiva sabeee?
e agora eu fiquei em duviida sobre isso.
July 23rd, 2008 às 2:06 am
fq Desse:
onde esta escrito esse lance de argola e escravidao na Biblia?
July 23rd, 2008 às 10:57 am
Fabio da Costa Desse:
Rod falou tudo nessa de Joao Alexandre!
July 27th, 2008 às 7:07 pm
driele batista Desse:
o assunto é da hora!!!
curti..temos que nos preocupar com almas pra jesus,não com roupas e estilo de vida!!
cada um com seus problemas,seus estilos suas modas…
o que enteressa é a palavra sendo levada.
E dale tattooo !!!
August 7th, 2008 às 12:40 am
Filipe Desse:
A sua visão realmente é muito interessante.No entanto já percebece nos comentários a ignorância.
Jesus disse vem como está, ele não disse vem e continua do jeito que tá!
Tenho plena certeza que algumas pessoas abaixo não sabem que em levitico era totalmente proibido qualquer acessório ou tatuagem no corpo, punidos severamente.
Jesus veio e isso mudou de figura,mas e ai?
Vc tem Piercings?
1º Deus te ama do mesmo geito
2º Vc é salvo
3º Deus não se agrada! Quer ter certeza??Leia a bíblia!
É totalmente explicito biblicamente a proibição de tais coisas.
Devo ressaltar também que no velho testamento o véu ainda existia, e os nossos pecados ainda tinham que ser libertos por meio de sacrificio.
É impossivel negar a passagem : “A unica marca que deve ter em seu corpo, é a marca de Cristo”.
E outro fator muito importante. O uso de Piercings hoje, é por influencia da midia e da moda,o que é vetado pela bíblia.
” Pois não vos conformeis com essa geração! ”
E se não leva em conta o resto acima , medite no seguinte.
Todas as coisas são licitas, mas nem todas convém. Quando se coloca um Piercings, se gera uma reviravolta de opiniões das pessoas a sua volta, e da percepção da sua fé.
Se todos lessem as cartas de Paulo, isso não seria problema!
Querendo ou não, a bíblia condena!
August 7th, 2008 às 2:30 pm
seloti Desse:
A Biblia foi escrita em versículos para que a gente escolha qual usar em qual contexto preferirmos?
Ainda bem que eu uso tunica e corto meu cabelo contornando as orelhas. Que foi? Algum problema? Eu apenas não me conformo com este mundo! Igualzinho a Jesus!! Todo mundo usava calça jeans na época, mas Ele não!! Ele não se conformava com o meundo!!
:S
August 7th, 2008 às 2:55 pm
DoM Desse:
Qual é a sua comunhão com Deus ????
Vocês já perguntaram para Deus o que ele acha disso tudo? Por que até agora eu só vejo as pessoas dizerem o que elas acham que significa isso, o que elas acham que significa aquilo, eu creio num Deus que é vivo, e que usa as formas mais humanas possíveis para se comunicar conosco, sim, a bíblia é o que comprova o que Ele te diz, mas a biblia somente sem a revelação do Espirito Santo, é uma letra morta, é brother, a letra mata, mas o Espírito vivifica, pergunte a Ele, se Ele te der paz, e confirmar o que disse na palavra, amém vai na fé…
mas não tente ficar racionalizando tudo, as coisas de Deus são meio lokas, pra quebrar a NOSSA orgulhosa e vaidosa sabedoria.
Creio que devemos perguntar o que Ele acha da calça que vc vai comprar, qual a opinião Dele quanto ao que vc vai fazer com a grana que vc tem na mão, não pra prestar contas com Ele, mas por que Ele se interessa por isso brother ! Ele é real ! Ele é amigo ! Ele é presente ! NÃO O ENTRISTEÇAM ! Não é só o nosso pecado que entristece o Espirito Santo, é o seu desinteresse em relacionar-se com Ele !
Quero registrar que sois Templo do Espirito Santo, portanto perguntem a Ele o que ele acha do quê vc tem feito ou o quê quer fazer com o seu corpo, sua alma, seu espirito…
Não se esqueçam … o SILÊNCIO tmb é uma resposta de Deus …
Orei a alguns anos sobre uma tatoo que eu queria fazer nas costas, minha motivação era dar uma massageada masterrr no ego ( quem lê entenda..rs ) mas manipulei essa intenção e começei a pensar em usar isso como um objeto evangelistico, Deus sondou meu coração e mostrou a intenção inicial, Ele me disse que não, não senti paz, não consegui fazer….
Não se esqueçam …da motivação inicial, pois Deus sonda os corações e pode discernir as suas intenções…..mas muitas vezes eu me lembro de tudo menos da minha intenção verdadeira e vergonhosa….
Não tentem manipular o Espirito Santo, se vc ouviu a voz Dele, terá duas opções: obedeçer, concordar ou ignorar……..eu prefiro obedecer, mas muitas vezes quero manipular…..
Mas é assim….o mundo sempre vai querer calar a voz do Espirito Santo de Deus….. por isso muitas vezes somos enganados pelo mundo e pela carne….é a treta, the war…
August 20th, 2008 às 5:23 pm
vitorzdq Desse:
Em exodus Fq ta escrito, outra passagem eh qdo Isaque encontra Rebeca, ele presenteia ela com pulseiras e uma argola de nariz…na construção do templo qdo levaram ofertas os homens e mulheres trouxeram utensilios de prata e ouro, pulseiras, ‘brincos e argolas’…
a Biblia e outros livros de história estão cheios de assuntos ricos..
por ex. qdo José se tornou Governo do Egito, por tradição teria que ter tatuagens e argolas pelo corpo, e o próprio Móises por ter sido príncipe do Egito qdo adolescente teria que ter o mesmos…
August 20th, 2008 às 8:31 pm
fq Desse:
usar levitico é legal, so nao é legal usar so a parte q interessa ne?
leviticos proibe plantar sementes diferentes numa msm terra.
tb proibe cortar as extremidades da barba, os lados dos cabelos, e uma outra serie de coisas.
falar sobre a moda é forcar a barra, quem nao anda na moda? alias, a de se saber q existe diferenca entre moda e tendencia, moda é aquilo q vc é, dentro de um contexto cultural, tendencia é aquilo q é passageiro como cores, tipo de corte, etc
por exemplo as vestes dos discipulos nos tempos de Jesus eram moda, pq faziam parte de um contexto cultural e historico, antes de sair falando um monte é bom estudar um pouco.
alem desses exemplos q o Vitor postou ai, sim era comum personagens biblicos usarem piercing…..
August 27th, 2008 às 1:26 am
Roger Desse:
Legal curti o texto …
bom pelo menos agora vou ter o que falar com os meus faliares(quaze todos cristãos) e meus amigos cristãos tbm …
tenhu um piercing no septo e um no labio … shama mta atenção por isso todos vem me questionar …
Vlwzz!!
September 17th, 2008 às 1:26 pm
Joãozinho Desse:
“Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.” – I Coríntios 8:13
Todo mundo sabe que este assunto causa muita discussão e controvérsia. E por isso mesmo devemos procurar, na Bíblia, a resposta. E o Apóstolo Paulo diz que se a comida escandaliza ao irmão, então ele não come carne, para que não haja escândalo ou divisão no corpo de Cristo.
A questão dos piercings, brincos, tatuagens, saias justas, decotes e etc. Não é sobre estar certo ou errado, é sempre sobre amor, é sobre o que Jesus faria – devemos pensar na conduta de Jesus. Ora, se a tolerância não é praticada por alguns irmãos mais conservadores, então por que os irmãos que acham lícito o uso de piercings continuam usando e querem tentar convencer os outros de que estão certos, e que os outros são cegos religiosos, vaidosos e legalistas? No meio da igreja, não pode haver contenda sobre cousas tão pequeninas como essa. Se você quer fazer uma tatuagem, e acha que isso contribui para o crescimento do reino, veja então se isso escandalizará o povo da tua igreja. Piercing pode não ser pecado, mas desobediência e desunião por causa de piercing ou do que for é sempre pecado.
O meu amor entre os irmãos em Cristo deve ser maior do que a minha vontade de fazer uma tatuagem, e assim foi, e assim eu espero que continue sendo, para que o Corpo cresça, e não diminua, para que Jesus cristo seja entronizado de todas as maneiras, com ou sem adereços, mas sempre com amor. Amar ao irmãozinho ao ponto de não fazer tatuagem, piercing, ou mesmo comer carne (como no contexto usado por Paulo) é amar a Cristo. Causar desunião por opiniões próprias é desobedecer a Ele. Eu só não me tatuo, principalmente, porque a minha mãe e o pastor da minha igreja falam que eu não devo. Não correrei o risco de ser feito como feiticeiro e perder a minha herança na Nova Jerusalém por cousa tão pequenina, e tão desimportante quanto um adereço de metal.
Por isso, se a minha aparência escandalizar a meu irmão, nunca mais passarei gel no cabelo, para que meu irmão não se escandalize.
October 24th, 2008 às 12:48 pm
Ac Desse:
Bom. A minha opinião é que, não é só por causa de um piercing ou tatuagem que Deus não vai te amar. Eu acho que o que mais importa é o que está por dentro, são suas atitudes, e se você segue a palavra de Deus isto já basta.
E aqueles que fazem tatuagem com passagens evangelicas, com o nome de Deus e frases da biblia, serão condenados também por estar com o a palavra de Deus gravada em si?
Aconteçe que hoje em dia, o ser humano consegue ser tão ignorante que prefere julgar as pessoas por sua aparência, e isso é falta de respeito. Se vê uma pessoa com tatuagem ou piercing prefere ficar longe, e ja fala que ‘isso não é coisa de pessoas decentes’. Eu não vejo mau algum em ter isso. Até tenho vontade de colocar um piercing, só não coloco por enquanto porque meus pais não deixam justamente por isso, dizem que nao é coisa de pessoas decentes sendo que eu vou na igreja com eles, sigo a palavra de Deus, não faço mal a ninguém, não julgo as pessoas, só vivo do meu jeito, do jeito que gosto e continuo amando Deus cada dia mais, e não importa o que os outros dizem vou viver do meu jeito e vou colocar o piercing. Afinal a vida é curta, e se você não fizer tudo o que quer agora, depois você não vai poder fazer mesmo pois sua vida não voltará e você só vai poder dizer ‘não vivi do jeito que quis, não fiz nada do que tive vontade por achar que Deus não me amaria por isso’.
Eu só acho que não importa as roupas que voce use ou os acessorios que voce tem, e sim o que você tem dentro de si e leva consigo. Uma pessoa pode ter a aparencia ideal para o mundo, mas por dentro ela pode ser pior que poderiam imaginar.
Essa é só a minha opinião, não estou querendo discutir com ninguém e nem dizer que alguém está certo ou errado. Respeito a opinião de todos, assim como devem respeitar a minha. Paz a todos !
October 25th, 2008 às 11:16 pm
Larissa Prestes Desse:
Glória a Deus e abaixo a religiosidade medíocre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
November 8th, 2008 às 2:55 pm
Gustoyle Desse:
descordo de algumas pessoas, principalmente do Joãozinho. Respeito sua opinião mas quero expor a minha.
na igreja q frequento eu sou o estranhão, uso calça apertada feminina, camiseta apertada, cabelo estranho.
o resto do povo usa roupa normalzona, seguindo o q o povo fala q eh ‘roupa de gente’ como diria minha mãe
as pessoas me olham estranho na rua e tudo mais. Por esse motivo eu tenho q deixar de usar as minhas roupas e passar a me vestir como os outros irmãos, mesmo naum me sentindo bem com ‘roupa de gente’ ?
o pastor da sua igreja fala q vc naum deve por piercing pq ele naum gosta. vc imagino q naum seja fãzasso de terno e gravata, por esse motivo vc fala pro pastor parar de se vestir assim e ele o faz ?
o corpo eh a morada do espírito. eh legal uma casa onde róla conflito e não se sente a vontade?
piercing, moda, tendências, bla bla bla
caras, na minha opinião Deus naum tah nem aí pra isso
tem muitos cristãos com piercing q naum atingem o nivel de hipocrisia de pessoas q se dizem cristãs ha anos ou q ja ‘nasceram cristãs’.
Antes um piercing consagrado no nome de Deus do q uma bíblia em baixo do braço apenas pra fazer imagem de Cristão =)
abraços
que Deus abençoe a todos nós o/
November 8th, 2008 às 3:49 pm
Polyanna Verissimo Desse:
Pircing’s e Biblia :
-Nariz: folego e vida (Gn 2.7 ; 7.22,Is 2.22 ;42:5 ,Ec 9.19-21)
[...]Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o folego de vida,e o homem se tormou um ser vivente(Gn 2.7)
-Boca:confissão (Rm 10.8-9 , I Jo 1.9 , Mt 15.18;21.16 , Tg 3.10 ; Pv 21.23)
Mas o que ela diz? “A palavra esta perto de você;está na sua boca e em seu coração”e isto é , a palavra da fé que estamos proclamando:Se você confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos,será salvo(Rm 10.8-9)
-Sobrancelhas(olhos) : Mente (Mt 6.21-23 ; Ef 1.17-18 ; 4.18 ;2 Co 4.4)
Pois onde estiver o seu tesouro , aí tambem estara o seu coração.Os olhos são a candeia do corpo.Se os olhos forem bons,todo seu corpo será cheio de luz.Mais se os seus olhos forem maus , todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de vcê são trevas,que tremendas trevas são ! (Mt 6.21-23)
-Orelha: ouvir e crer (Rm 10.14-18;Hb 3.15;Is 6.10;Jr17.23;Ap 3.6)
A fé vem por se ouvir a mensagem , e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo(Rm 10.17)
-Umbigo (ventre) :sede da vida (Jo 7.38-39 ;4.14;Fp 3.19;Rm 16.18)
Quem crer em mim como diz as escrituras , do seu interior fluirão rios de agua viva (Jo 7.19.O destino deles é a perdição, o seu Deus é o ventr e eles tem orgulho do que é vergonhoso! (Fp 3.19)
Pircing’s ou anzóis ?
O pescador do inferno
“Satanás como um pescador , poe isca no anzol de acordo com o apetite do peixe.Satanás promete o melhor e paga com o pior ; premete a honra paga com a deshonra;promete prazer e paga com dor;promete lucro e paga com prejuizo;promete vida e paga com a morte.”
1- O corpo é o templo do Espirito Santo ! (1 Co 6.19)
2-O corpo é santuário de Deus (2 Co 6.16 ; 1 Co 6.19)
3-Haverá juizo final para quem destruir o propio corpo (1 Co 3.17)
.. E varios outros !
então pare e reflita um pouco sobre “TATUAGENS , PIRCING’S E MODA” .
November 17th, 2008 às 7:32 pm
Lekio Desse:
legal esse estudo… me fez refletir mais sobre o assunto, achei bem legal você não ter dito que Jesus tem uma tatuagem na coxa…
espero que um dia todos vivam em amor cristão, aceitando as diferença!
November 18th, 2008 às 8:49 pm
Lucas da Silva Maria Desse:
Vou ser limpo…
Pois, é! faz sentido o que você escreveu. Mesmo. Só que, nessa aldeia global, o uso de piercings e tatoos tem um significado muito diferente do de Ezequiel 16.11-12 (de que nosso coração está ligado a Deus para casar com Ele). Na verdade, serve para expressar rebeldia contra Deus e o mundo, sentimentos conflitantes, dor, ódio, incomformidade!
Eu acredito que, quando eu uso esses adereços, não estou dizendo ao mundo “veja só, eu uso isso para a glória de Deus”. Estou dizendo “sou um cristão que ainda não deixei o Espírito santo me transformar nessa área da minha vida, e não quis me arrepender de meus marcadores sociais de rebeldia”.
Eu amo vcs caras, mas não concordo. Acho que isso pode diluir o testemunho de Deus na nossa vida e tornar a liberdade de Cristo em permissividade, de forma que tanto os não cristãos como nós fiquemos mais suscetíveis a tentações do mundão.
Um abraço.
November 20th, 2008 às 10:52 am
M. Ribeiro Desse:
Graça e paz, meus irmãos
Não vi nenhuma resposta a maaah underoath….
Minha irmã, o que eu entendo desse cultural brinco na orelha é que; quando o escravo era liberto pelo seu senhor, mas não queria deixá-lo de servi-lo, era colocado um brinco na sua orelha. Esse brinco era sinal de que ele deciciu ser escravo, e que o era para sempre.
Essa analogia costuma ser usada na bíblia em relação aos cristãos (ou povo de Deus no A.T.) como escravos de Deus, e devemos ser escravos de orelha furado, no sentido de sermos ESCRAVOS DE DEUS POR DECISÂO PRÓPRIA!
Sobre piercings, tatuagens e outras proibições (como futebol, calça jeans, música secular, etc.), temos de verificar o que se trata de doutrinas humanas e o que se trata de ensino da Palavra.
Ao tratarmos desses assuntos, temos de lembrar de um ensinamento do nosso irmão, ap. Paulo, que já se tornou um aforisma cristão: “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém”, lembrando de que esse convir é um aspecto subjetivo, mas deve ser analisado dentro da doutrina objetiva das Escrituras. Sendo assim, adultério, por confrontar tudo que Cristo nos ensina, NÃO convém, tatauagem já não apresenta um confronto direto como ocorre com o adultério. Cabe a cada pessoa analisar.
Devemos tem em mente também a diferença entre liberdade e libertinagem… “onde está o Espírito de Deus aí há liberdade”, somos livres p/ decidir entre as coisas lícitas (Segundo Paulo todas) e as que convém (critério subjetivo e objetivo), mas sem libertinagem… Não é porque é permitido que você deve fazer sem meditar sobre o assunto.
Um ósculo santo a vcs
PS: respeito opiniões divergentes
November 24th, 2008 às 10:06 am
paulinhxster Desse:
tatuagem na coxa de Jesus??
acho qe as pessoas que comentam ou tem tatoo ou piercings ou aqelas qe convivem com esse tipo de cultura!
eu nao tenho, nao vou mentir qe ja pensei varas vezes em por, ou em fazer uma tatoo nem qe seja uma estrelinha mini.. mas ai penso, nao tem pecadim nem pecadao! e como fica, afinal é pecado, perfurar o corpo ou tatuar o corpo ou nao?
eu tnh 19anos e so furei a orelha ha uns meses, primeiro pk qeria fazer, e sinceramente nao perguntei a Deus se era do agrado D’Ele, pois nesse ponto errrei, e tbm fiz sem a consentimento dos meus pais! pois somos evangelicos, so qe a influencia, moda e cultura das pessoas, sim influenciam!!
paz*
November 24th, 2008 às 2:16 pm
Ícaro Desse:
Concordo plenamente.
É facil condenar aquilo que é diferente e dpois ir almoçar aquela carne vermelha, de barba aparada e tal neh…
Realmente as pessoas que já virem condenar sobre o uso de tatoos e piercings nunca foram em Ez 16 e Gl 3…
Boto fé nisso aew msmoo!!!
Ah!
E outra coisa…
Creio que Deus escolheu as coisas loucas para confundir as sábias…
Paz de Jah pra todos os brothers!
Hugs freinds!
November 24th, 2008 às 9:39 pm
Larissa Desse:
ADOREI O TEXTO!!! Muito bom…
November 26th, 2008 às 1:52 pm
Jéfte Desse:
Bem, não li todos os comentários. Os textos Bíblicos usados contra piercings e tatuagens, são usados isolados e fora do contexto… Piercing e tatuagem não são pecado, assim como ‘aquela roupinha da moda’, etc. Mas sim, deve-se levar em consideração que se vai fazer e o ‘porquê’. Concordo que se você decidiu congregar num templo que te proíbe, é estar errando ao quebrar essa regra. Pois se escolheu estar ali, é necessário haver a obediência e não escandalizar o irmãozinho tradicional e conservador, ali do lado. É necessário lembrar também, que se nossa consciência nos acusa, devemos nos afastar e que, se fulano tem ou deixa de ter não importa, afinal Deus tem um relacionamento pessoal com cada e Ele criou pessoas com virtudes e defeitos diferentes e Ele conhece cada um desses. Curte piercing e tatto e tá afim de colocar? Se você sentir paz, vai lá e coloca, mas lembre-se que é algo definitivo é necessária a cautela ao fazê-lo. Não curte? Não julgue!
November 27th, 2008 às 9:15 pm
Jéfte Desse:
P.S.: Achei bastante interessante a colocação do M. Ribeiro…
November 27th, 2008 às 9:18 pm
evandro Desse:
customize seus cabelos, suas unhas, seus pêlos, mas não acho necessário pintar, rebocar e soldar nosso corpo, quer chamar a atençao pinta o cabelo de vermelho, mas nao fique virando um et e achando q vai ficar bonito, cara quanto tempo perdido com besteira, falta de principioe, rebeliao, vai ler a biblia, pinta a capa dela de varias cores e pendura num cordao no pescoço, assim tu vai evangelizar atraves da sua tatuagem na biblia, quanta besteira…
November 28th, 2008 às 11:59 pm
Gustavo Lacerda Desse:
Apesar de ser louco para colocar um piercing, não o faço por submissão…
Sei que se colocar, minha família vai se escandalizar, as pessoas ao meu redor vão se escandalizar…então prefiro não “cutucar a onça com a vara curta”…
Segundo o relato de um professor meu, em uma viagem a negócios para a Inglaterra, um acompanhante dele foi duramente criticado pelos ingleses devido ao desenho tatuado em seu braço.
Foi taxado de satanista, bruxo e demais coisas.Foi rejeitado nas reuniões por causa de um simples desenho, que, aqui no Brasil não tem nada a ver…
É tudo uma questão de cultura, de como a sociedade encara um usuário de piercings e tatuagens…
A partir desses vetores, cabe a cada um fazer sua decisão pessoal, respeitar e exigir respeito, sobretudo dos cristãos…
November 30th, 2008 às 4:58 pm
mauricio Desse:
!!!!!!!!!!!!!!!!!Romanos 14!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ao final da leitura OREM ponderem e julguem se “o comer ou não dos legumes” é realmente
!!!!!!!!!!!!!!!!! Colossenses 3:23 !!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!Romanos 11:36!!!!!!!!!!!!!!!
com o PARA em maiúsculas…
e nem é só agente nisso aew !!!!!!!!!!!!!!!!!!(as arvores balançam e os passarinhos cantam dizendo Deus é amor =P)!!!!!!!!!!!!!
fiquem com Deus
December 3rd, 2008 às 8:02 pm
Francielle Desse:
Não li todos os comentários. já tive várias dúvidas sobre esse assunto, e já conversei sobre ele com várias pessoas,mas nenhuma conseguiu me convencer do que é realmente errado ou certo. é como já estamos cansados de saber: se o Espírito Santo não convencer não adianta nada! nem cara feia,nem dedo apontado,nem julgamentos. é muito fácil apontar o ‘pecado’ de alguém quando ele está exposto pra todos,né?! mas e o coração?! alguém sabe como anda?! de que adianta usar roupas decentes e o cabelo certinho se o coração está podre?! concordo que não devemos ser pedra de tropeço pras pessoas,mas será que aquela(e) irmã(ão) que perde seu precioso tempo julgando o outro,não tem mais o que fazer não?! será que ele não tem nenhum pecado?! será que ele é perfeito?! temos que deixar a hipocrisia de lado. temos que parar de se preocupar com coisas banais. tanta gente morrendo sem salvação, tanta gente saindo das igrejas por causa de julgamentos de outros. será que é isso que Deus quer?! que eu saiba a vontade dEle é que nenhum se perca! Deus nos ama como somos,será que não podemos ser assim também?! será que a ‘embalagem’ fala mais que o ‘produto’?!
Que Paz de Cristo esteje com todos (:
December 14th, 2008 às 11:51 pm
Mara Desse:
Precisamos estar atentos.Satánas como um leão está pronto para nos devorar.Quando perdemos tanto tempo em busca de argumentos e respostas biblicas para as nossas vontades ,o nosso inimigo se utiliza sagasmente desde tempo para colocar armadilhas ao nosso redor.Sem direcionamento do Espiríto Santo estamos prontos para sermos enganados.Queridos irmãos vamos nos preocupar realmente com o que Jesus nos ordenou;Ide e fazei discípulos de todas as nações…(Mt. 28:19).
Não devemos nos esquecer que quando aceitamos a Jesus como nosso único Senhor e Salvador ,não é a nossa vontade mas a de Deus em nossas vidas.Irmãos vamos nos sujeitar ao Espirito Santo e fazer a vontade do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Abraços
December 17th, 2008 às 8:23 pm
Reinam Desse:
Não tenho tatuagem e nem piercing, mas já usei uns 4 brincos, quando me converti fui instruído a retirar. Mas hoje que entendo o que realmente é o evangelho não acho que é pecado. Eu não uso por amor a irmãos da minha congregação que não entenderiam e até pela minha esposa que não curte.
Existem pontos importantes no contexto dessa cultura na bíblia.
O texto de Ezequiel é realmente uma linda expressão de amor de Deus em respeitar a cultura do povo, mas não é literal. É uma ilustração no contexto cultural do cuidado de Deus em todas as áreas para com Israel, ele mostra isso fazendo alusão ao estereótipo de riqueza e beleza da época. O interessante é que quando Deus começa a repreender a Israel pela sua prostituição, Ele não fala nada a respeito dos enfeites, mas sim da injustiça praticada, soberba, e idolatria, e lascívia.
Já em Isaías 3,21 quando Deus por castigo retira os sinetes e as jóias pendentes do nariz, Ele mostra que o povo estava em pecado, e que tiraria toda a riqueza que tinham.
Mas em Isaías 4,2 o Renovo do Senhor será de beleza e de glória, e o fruto da terra orgulho e ADORNO para os de Israel que forem salvos.
A seqüência do texto é mais linda quando diz que seremos santos, e o Senhor tirará de nós toda a imundícia pelo seu Espírito.
Com isso quero dizer que respeito àqueles que querem usar os enfenites, mas que não usem com prostituição e lascívia, que façam por que gostam apenas. Meninas não fiquem desfilando seu umbigos por todo lado mostrando seu piercing por sensualidade. Seja feminina, mas guarde sua sensualidade para seu marido, e seja pura para o Amado das nossas almas, Jesus.
Em Cristo.
December 19th, 2008 às 5:42 pm
Piercings, Evangelho e Cultura « My Tribo Desse:
[...] ver artigo completo [...]
December 20th, 2008 às 8:49 pm
Kizy Vieira Desse:
Boto fé mermão Deus sonda é o coração,é como eu digo para meus díscipulos qnd me perguntam sobre esse assunto Deus não está preocupado com suas vestes e sim com o que você sente e pensa.
December 21st, 2008 às 10:53 pm
Fabiana Desse:
Paz seja c todos!
Amados
Li alguns comentários acima sobre este assunto tão discutido ultimamente entre os jovens das igrejas do século XXI e creio q, finalmente, pude definir mha opinião: creio q a influência da mídia e dos grupos d amigos é muito forte hj em dia e é necessário estarmos sóbrios e vigilantes. Vejo q a maioria dos jovens cristãos q desejam se tatuar ou pôr um piercing estão se embasando nas Escrituras d forma isolada p defender algo q desejam p satisfação própria, tentando, até mesmo, convencerem a si próprios d q há um objetivo altruísta cristão e não egoísta c tal atitude, q até a evengelização pode ser feita c o uso desses “adereços”. Não condeno ninguém, até mesmo porq não é essa a nossa função aqui na terra, mas sim levarmos tantos qtos pudermos p o caminho da salvação por meio d Cristo Jesus, mas o q desejo aki é colaborar p a edificação do corpo d Cristo! Eu mesma já pensei em m tatuar mas, ao meditar, me senti muito confusa não sentindo paz em meu coração c relação a isso (e nós sabemos q a paz q excede todo o entendimento é q guiará nossas decisões), onde optei por não fazer isso c o meu corpo.
Creio q caiba a nós meditarmos nas palavras do Apóstolo Paulo em Romanos 12. 1-2 antes d tomarmos qquer decisão na nossa vida, seja essa decisão d q natureza for, desde usar piercing até o q devo fazer, como devo m comportar e o q devo ofertar p ajudar akeles q precisam:
“ROGO-LHES PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, QUE SE OFEREÇAM EM SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS; ESTE É O CULTO RACIONAL D VCS. NÃO SE AMOLDEM AO PADRÃO DESTE MUNDO, MAS TRANSFORMEM-SE PELA RENOVAÇÃO DA SUA MENTE, PARA Q SEJAM CAPAZES DE EXPERIMENTAR E COMPROVAR A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS.”
No amor d Cristo,
Fabiana
December 28th, 2008 às 1:45 am
SANTO EM CRISTO Desse:
Olá….
Posso dizer que li vários dos artigos escritos.. talvez até mais que a metade.. mas minha visão e opinião se difere da de muitos aqui..
Bem sou jovem, tenho dezoito anos e tenho buscado viver uma vida pra honra e glória do meu Senhor e Rei Jesus Cristo e acredito explicitamente pela Palavra de Deus que piercing, tatuagem, decotes como alguns acima mencionaram.. não são nada agrádaveis a Deus e provavelmente são enfeites que as pessoas colocam sendo consequências de pessoas que acreditam que são salvos mas na realidade não acreditaram realmente e se entregaram para o Senhor Jesus Cristo, pois um verdadeiro salvo não se conforma com os rudimentos desse mundo..
“ROGO-VOS, POIS IRMÃOS, PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, QUE APRESENTEIS O VOSSO CORPO POR SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL.
E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO,MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA,AGRÁDAVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS.” ROMANOS 12:1-2
CRISTÃOS ATENÇÃO…SATANÁS ESTÁ FELIZ DA VIDA PORQUE CADA VEZ MAIS ELE ESTÁ ENTRANDO DENTRO DA IGREJA E ACABANDO COM O VERDADEIRO CRISTIANISMO.. ELE ESTÁ PINTANDO E BORDANDO… MUITOS SE ACHAM SALVOS MAS COMO POSSO ACREDITAR QUE REALMENTE SEJAM SALVOS SE NÃO PRODUZEM NENHUM FRUTO????
EM LUCAS 6: 43 AFIRMA “nÃO HÁ ARVORE BOA Q DÊ MAU FRUTO; NEM TAMPOUCO ÁRVORE MÁ QUE DÊ BOM FRUTO.”
PENSEM QUE BEM FAZ PRA SAÚDE UM PIERCING? UMA TATUAGEM?
NENHUM!!
SE VC É TEMPLO DO ESPIRITO SANTO SIGNIFICA QUE DEUS HABITA EM TI E SERÁ QUE O REI DO UNIVERSO QUER VIVER NUM CORPO COM ANÉIS NO NARIZ OU TATUAGENS…
SEI QUE EXISTEM PESSOAS Q SE CONVERTEM A CRISTO DEPOIS DE TEREM FEITO TATUAGENS E DEUS TE PERDOA, VC NÃO VAI DEIXAR DE IR PRO CÉU SE VC A TEM E CREU EM CRISTO COMO SEU UNICO E SUFICIENTYE SALVADOR MAS O QUE ACONTECE É ESSA NOVA GERAÇÃO DE JOVENS NESSA CULTURA ATUAL ACHAR QUE DEUS NÃO SE IMPORTA SE ESTÃO PONDO PIERCING E FAZENDO TATUAGENS E AINDA MAIS ACHAREM QUE ESTÃO FAZENDO O QUE DEUS QUER!!
GENTE TEMOS QUE SER LUZ DO MUNDO!!! LEMBRAM VERDADEIROS CRISTÕES!!!
SAL DA TERRA!!!
QUAL A SUA DIFERENÇA PRA O MUNDO??????? VOCÊ É IGUAL OU AS PESSOAS LÁ FORA PERCEBEM A DIFERENÇA DE CRISTO EM SUA VIDA??????
O SENHOR JESUS ODEIA O PECADO E NÓS TB TEMOS QUE ABOMINAR O MESMO!!!
December 29th, 2008 às 12:06 am
DVstyle Desse:
Ta tudo ai, concordo, so acho q falto falar sobre a intencao de quem esta fazendo algo em seu corpo, acho q hoje em dia para cado coisa no mundo existe uma intencao, e eh essa intencao eh q conta.
Qual a intencao de se construir um avia? transporte de pessoas para facilitar a locomocao ou transporte de bombas para facilitar a destruica?
avaliemos qual eh a intencao de se fazer um piercing ou uma tatoo.
um abraco a todos
fiquem com DEus
January 1st, 2009 às 4:24 pm
Dangelis Abrantes Desse:
Nuossa mto otimo esse assunto!!!!! infelizmente confuso e bagusado se mostra a kbça de mtos, mas porém naum podemnos de dizer, falar e de nos expressarmos!!!!!!
Muitos chamam de loko aquele que está fazendo revolução através do nome de Cristo, mas aceita e chamam de “normais” aqueles que ficam em suas casa ou até mesmo vão a igreja somente para falar da roupa da irmã, do Pastor, que carro o irmão vai comprar,,,falandoi que tem prosperidade com uma divida impagável de um carro e outras coisa, mostrando somente pose, e status…..mas preferem criticar e dizer que a biblia nos condena por aterfatos e aderesos do nosso corpo, entaum não vamus nem fazer trasnfussão de sangue, ou transplantes de orgãso, pois da forma que se é dita e interpretada nos mostra modificação do Templo do Espirito Santos…….mas deixaremos as pessoas morrem sendo que Deus nos dotou de uma inteligencia de salvar vidas??????
Meus queridos acho que as coisas estão sendo interpretadas de forma grosseira e preconceituosa da parte daquele que esquecem que nosso corpo será glorificado e que essa carne de nada valera se naum para morte e ser comida para bichinhos…..qdo Paulo nos diz para que apresentemos nosso corpo como sacrificio vivo, estava disendo estar longe das concupiciência da carne, vontade dela de nos levar a pecar e naum do que fazemos, claro ao ultizarmos qlqr modificação em nosso corpo corremos risco…..temos qu etomar cuidado e obtermos informação,,,,mas nada e obrigatorio a ninguém….deixando-nos livre através do sangue de Cristo para que toda lingua confesse Cristo…..Pois o que contamina o homem não eh o que vemn de fora mais sim do que vem de dentro, issuh são palavras do Mestre, será que devemos reprrovar uma atitude de expressão e nos mostrarmso “santo” na hipocrésia de nem sabermso viver em comunhão com nossos irmão???? qual será nossa real aprovação?????
Não estamos aqui para condenar ninguém, mas se faça por merece ser chamado de Cristão, naum so por causa de um Stilo de Vida normal ou Anormal, mas sim por atitude de Cristão, amando ao mundo como Cristo nos amou, transmitido o Seu amor a toda população, e não nos preocupando como somos, como seremos, mas sim mostrando atitudes que o Mestre nos ensinou, sem fofocas, sem condenações, sem preocupações, sem Auto ego e auto imagem, mas sendo puros de coração entregues a vontade do PAi……
obrigado ao pessoal do site pela oportunidade de expressão de todos sem distinção……
January 3rd, 2009 às 1:00 am
Patrick Desse:
O QUE EU PERCEBI QUE A MAIORIA CONCORDA É!
SE FOR FAZER ALGUMA TATOO OU PIERCING, FAÇA COM MUITA SABEDORIA SABENDO QUE VC USARÁ ISSO PARA GLORIA DE DEUS, NÃO PARA O PROPRIO EGO!
eu tenho uma tatuagem nas costas com o significado do meu nome; segundo seminario de veredas antigas!
e tem um significado muito forte pra mim : Obediente e Justo
se eu estiver diante de uma situação de pecado ou coisa do tipo me lembro logo do significado do meu nome e oro no mesmo instante!
eu lembro tbm pq doeu pakas pra fazer! misericordia como doeu! mas eu lembro!
e eu sei que através dela posso alcançar a vida de pessoas que acham que o evangelho se resume a caretiçe no reino! a coisa chata!
sei que minha tatoo e meu testemunho te que andar juntos!
1 abraço pru ceis galera!Patrick 23anos do Ministerio Verbo Vivo – Galera Santa – Guarulhos
January 5th, 2009 às 8:55 pm
paulo Desse:
disse jesus não ameis o mundo,nem o que no mundo há,quem amar o mundo o amor do pai não há.asssim,como no passado opovo de Deus estava aprisionado escravisado no egito,Deus deu uma saida para sairem do egito para uma terra prometida.hoje o egito é o mundo Deus te tirou do mundo salvou tua vida do pecado,da perdição,hoje estas livre. estas indo para uma caminhada rumo a terra prometida,que jesus disse que ia preparar,no pasado os que voltaram para o egito não entraram na terra prometida,não viram as maravilhas que Deus realizou no deserto. hoje se voce não seguir em frente e voltar para o mundo voce podera perder o que DEUS tem preparado para voce.se no mundo voce éra secravo,para que voltar atráz,a biblia diz não gasta o teu dinheiro naquilo que não é pão. a biblia diz em todo tempo seja alva a tua veste e nunca falte oleo sobre a tua cabeça.a biblia sede santo(separado) em toda a tua maneira de ser. que Deus te abeçoe.
January 7th, 2009 às 12:27 pm
Rod Silva Desse:
Alguém liga a tecla SAP pra mim?
January 8th, 2009 às 7:39 pm
Elias de Oliveira Desse:
Quando um crente se predispõe a colocar um piercing e ou pinchar o seu corpo com uma tatuagem, o faz num objetivo único, assemelhar-se àqueles que desconhecem o Senhor Deus e vivem segundo o seu próprio entendimento, é a manifestação da vaidade. Ninguém faz uma tatuagem ou insere um piercing para ficarem escondidos, a idéia é mostra-los (vaidade!). Aos servos, não é permitido viverem segundo a carne.
A Palavra condena com veemência todos os frutos da carne e orienta-nos a imitar ao Senhor Jesus em todos os aspectos; é preciso que sejamos “candeeiros” (“Vocês são a luz para o mundo” Mt 5:14) sobre a mesa, a iluminar o próximo, jamais, deixar-nos envolver pelas práticas e paixões ditadas pelo inimigo, através dos mais diversos modismos.
No afã de justificar a vontade da carne, muitos apelam para o fato da Bíblia não fazer referência direta ao piercing e tatuagem e procuram torcer textos (por exemplo: “Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.” Ap 19:16 Afirmam que Jesus é um tatuado!) com o fim de justificar seus atos; é preciso lembrar que as Escrituras Sagradas não condena o “tabagismo”, as “drogas”, entre outros males tão comuns à vida humana, no entanto, não isenta estas práticas de pecado.
Outros se espelham em líderes religiosos que fazem uso de tais práticas para justificar a sua inclusão no seleto grupo de usuários de piercing e tatuagem. O Senhor Jesus disse as seguintes palavras:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” Mt 7.21-23
Finalizando, medite:
“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem”.1Co 10.23,24
É preciso enraizar em nosso ser a idéia real que não somos nosso, somos do Senhor (“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 1Pe 2.9). Todas as nossas ações, das mais simples às complexas, precisam passar pela aprovação do nosso Senhor; isto implica necessariamente em abandonar os desejos da carne.
Piercing, Tatuagem e muitas outras práticas são comuns àqueles que ainda precisam ser alcançados e chamados pelo Senhor. Não convém aos que desejam seguir integralmente ao Eterno possuir aparência semelhantes aos ímpios; inclusive, este modo de vida jamais influenciará alguém se decidir por Cristo, esta forma de pensamento é vã filosofia e não procede do Alto. Jesus sentou-se muitas vezes com os pecadores, no entanto, jamais se assemelhou a eles.
Não permita que os desejos da carne falem tão alto, a ponto de encobrir a voz do Espírito Santo. Procure ser santo, puro e cheio do Espírito; leia muito a Bíblia, ore sem cessar e sacrifique continuamente com agradáveis jejuns, agindo assim, verás a glória do Pai
Veja mais sobre o tema, acesse: http://www.vivos.com.br/161.htm e http://Www.vivos.com.br/208.htm
Clamo ao Espírito Santo que envolva tua vida maravilhosamente, gerando a consciência que necessitas de vida santa e que sintas o amor, a paz e a alegria que procede do Trono de Deus
January 9th, 2009 às 9:55 am
Fabiana Desse:
Deus abençoe a sua vida, Elias de Oliveira, por falar tão determinadamente sobre esse assunto q tem sido um tópico muito debatido nas rodas d jovens cristãos como algo “comum” e “integrante” da vida do jovem crente. Realmente está ocorrendo um agir d procedência maligna p confundir a cabeça dos jovens.
Graças a Deus pela vida dakeles q temem ao Senhor e pretendem andar piamente em seus caminhos, como cidadãos transitórios neste mundo, não se deixando levar por assuntos q afastam da presença d Deus e conduzem à vaidade e ao culto do próprio corpo.
Realmente é maravilhoso ouvir o Espírito Santo nos conduzindo a fazer a vontade d Deus e trazendo paz aos nossos corações!!!
Amigo, concordo c a tua oração!
Deus abençoe a todos!
No amor d Cristo
Fabiana Santos
January 10th, 2009 às 1:14 am
Patrick Desse:
Elias disseste palavras de sabedoria!
Ap 19:16 Afirmam que Jesus é um tatuado!) com o fim de justificar seus atos; é preciso lembrar que as Escrituras Sagradas não condena o “tabagismo”, as “drogas”, entre outros males tão comuns à vida humana, no entanto, não isenta estas práticas de pecado.
é de se pensar!
“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem”.1Co 10.23,24
gostaria de enfatizar que o que foi pregado em corintios serve de inspiração pra mim, pq se eu fizer qualquer coisa visando vidas pro reino, estarei no rumo certo! independente de minha roupa, ou qualquer outra coisa! se com minha vida glorifico a Deus, isso vale muita coisa pra Deus, se com meu testemunho sou de Jesus, ele automaticamente é meu! e estara comigo aonde eu estiver e da maneira que eu estiver!
minha mensagens para os jovens é!
Sirvam a Deus com alegria, dando testemunho de sua salvação, glorifique a Deus com seus talentos independente de seu estilo! Seja um com Deus e com a Igreja de Cristo! Represente Brow! vc é um agente de transformação nessa terra!
January 13th, 2009 às 2:26 am
Danilo Honorato Desse:
Se vc escolheu um caminho estreito a seguir,
por que é que vc está querendo deixar esse “espírito do QUE QUE TEM” entrar em sua vida?
Andar em comunhão com o Espírito Santo é querer muintas coisas e não poder,é pedir como Jesus pediu ao Pai:
“Se possível for… mas toda via,seja feita a tua e não a minha vontade.”
O que vai te fazer um Cristão Espiritual,
é se vc vai ou não aceitar o NÃO de Deus!!!
January 16th, 2009 às 11:54 am
Luciana Desse:
eu estou proibida de usar no momento. Uso na nariz e alguns prs não aceitam, portanto o Pr presidente me pediu p não usar…
January 22nd, 2009 às 9:51 am
.? Desse:
Pessoal é o seguinte: Dói de mais ouvir tanta baboseira, me desculpe POLIANA, mas não entendi direito os teus embasamentos bíblicos, e gustoYle você tem problemas com roupas sim, se nÃo,nÃo estaria aqui desabafando. Usar calça feminina que isso!!!!!
Quero dizer uma coisa!!!!
Não sou contra ao uso de piercing e tatuagens que colocar, usar faça, o corpo é seu e de ninguém mais!
Porém deve-se prestar atenção na motivação, pois geralmente é rebeldia, você faz para confrontar um pai uma mãe ou alguma coisa ou alguma autoridade sobre sua vida, isso é errado. Além disso existe a questão da vaidade, mas se você for radical com isso deve ser radical com o brinco, com o batom com a roupa de marca e todos os enfeites possíveis, tudo é adorno tudo é vaidade, não venham me dizer que isso é pra Jesus, e nao sei como voce consagra um piercing pra Deus , se você está consagrando quer dizer que ele é imundo, nao agrada a Deus em sua natureza tipo um alimento enfeitiçado???
Além de tudo isso, tatuagens representam algum sentimento que a pessoa está passando, como baixa estima , precisando fazer uma tatuagem para chamar a atenção dos outros para ser aceita em algum grupinho.
E digo mais que ter muito cuidado com o que tatuam, lembram do Rafinha do BBB ele tinha varias tatuagens e dizia que significavam uma coisa mas na verdade ele nem sabia o que estava dizendo, cuidado com símbolos da Nova Era, com ideogramas…
Na boa, se puder evitar, EVITA!
E quanto ao templo do Espírito, está relacionado ao pecado, se for assim, tenho que parar de tomar coca cola, comer batata frita, ingerir gordura trans.
É isso, eu não sou de escrever comentários mas esse eu não pude ficar quieto!!!!!!!!!!!!!
January 24th, 2009 às 8:10 pm
Rafael Teles Desse:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto TODOS conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13: 34-35
A grande verdade irmãos, é que se nós, enquanto igreja (não falo de denominações, mas do corpo de Cristo na Terra), estivessemos sendo capazes de cumprir estas palavras de nosso Senhor, certamente não estaríamos gerando tanto atrito e confusão, muitas vezes até mesmo controntando o irmão, por causa de sua aceitação ou não ao uso de tatuagens, piercings, cabelos longos, coloridos, adereços, roupas….
A igreja (nós) peca, ao tentar tomar o lugar do Espírito Santo de Deus em convercer o homem do pecado, da justiça, do juízo….Não é esse o nosso papel, ditar as regras, impor limites….dizer o que é certo e o que é errado.
De que adianta sermos zelosos na aparência, na forma, nos cuidados exteriores de nossa fé enquanto muitas vezes estamos cheios de rapina e perversidade, falsidade, falta de amor e hipocrisia em nossos corações?
Ou, de que adianta sermos jovens “descolados” e desprovidos da religiosidade hipócrita, enquanto só enxergamos o nosso próprio umbigo e vontades (muitas vezes passageiras e rebeldes) em detrimento dos irmãos e dos valores inegociáveis do Evangelho?
Amar e aceitar aquele que é diferente de você é Evangelho….se os próprios cristãos não se aceitam, não se amam, como seremos conheçidos como discípulos de Cristo perante um mundo em trevas?
Abrir mão, sofrer o dano, deixar de lado as suas vontades pessoais em prol do próximo é Evangelho…..Se o nosso ego não está na cruz, se não conseguimos nos esvaziar de nós mesmos, como seremos cheios do Espírito de Cristo?
Deixe Deus ser Deus em sua vida, mas também deixe que Ele seja Deus na vida do seu próximo.
Eu tenho amigos (cristãos) que são adeptos ao uso da tatuagem.
Concordo com o irmão Elias do Ministério VIVOS. Eu mesmo não faria por uma questão pessoal minha com Deus, mas não os julgo, não os condeno, não os critico….
É certo tolhir o ministério de uma pessoa por causa de uma tatuagem???
É certo se fingir de cego diante da hipocrisia e intenções erradas de muitos líderes religiosos apenas por causa de sua tradição e “sucesso” eclesiástico? Aqueles que limpam o exterior do copo mas não olham para seu interior?????
E, é certo dizer: “NÃO ABRO MÃO!Quero fazer uma tatuagem, e os irmãos que se fodam…num to nem aí..” ????
Não podemos nos esqueçer que a igreja não deveria ser como uma fábrica de produção em massa de crentes. Deus não nos trata assim, somos diferentes e Ele nos trata de maneira indivivual. Só Ele sonda os corações, as intenções por trás da aparência….
Quero algum dia poder dizer como João Batista: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua.”
Se todos tivessemos o mesmo coração de João Batista, a igreja, com certeza seria outra, a nossa intimidade com Deus muito maior, o poder de Deus muito mais evidente em nosso meio. Um lugar onde DE FATO Jesus Cristo seria conhecido por TODOS como o REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
Que Deus tenha misericórdia de nós…
Em Cristo;
Rafael Teles.
March 3rd, 2009 às 1:14 pm
Meydson Desse:
Bem, ao ler esse texto não poderia deixar de comentar, por fazer parte dessa juventude que tenta seguir os passos de Cristo e que sim, tem tatoagem e piercing…
Concordo plenamente com o texto no que diz respeito à socialização de preconceitos, é como para muitos crentes tocar rock à alguns anos era pecado, isso porque a sociedade em si via isso como algo errado, apenas um reflexo tardio da sociedade que se encontra inserida…
Tenho hoje umas 5 tatoos (estou fechando um dos meus braços) e pretendo continuar, piercing parei de usar por conta do mercado de trabalho mesmo que infelizmente ainda coloca essas barreiras sociais no que diz respeito à aparência e aí entra a grande questão, como se faz, o que aquilo simboliza, como o nosso amigo que não quis se identificar acima falou mta gente faz pq aquele ator famoso que tanto gosta tem decidem fazer, e mais cedo ou mais tarde vão se arrepender ou quando o fazem por ato de rebeldia (o rebelde não agrada a Deus – Deuteronômio 9:7), acredito que devemos sim ter cuidado com o que fazemos com nosso corpo, justamente por ele ser morada do espírito santo de Deus, hoje levo uma vida diferente até alimentacional por isso, tendo uma alimentação mais balanceada e por aí vai…
May 4th, 2009 às 4:03 pm
Miriã Soares Desse:
Gostei imensamente dessa explanação. Não uso tatoos e afins, não tem nada a ver com meu estilo de vida, mas entendo que isso e pessoal…
May 20th, 2009 às 10:27 am
nilis nilson (blumenau/SC) Desse:
realmente de fato, é mais uma questão de um pré-conceito que temos montado em nossas mentes, a respeito de tudo e de todos ..o problema em si, não é se o outro usa ou não.. mas sim o julgamento que faço dele,pelo fato de ele usar isso.. sendo q não tem nada haver eu julgar tal pessoa por ter uma tatoo ou não e afins. E outra,amar uma pessoa como Deus nos amou,é simplesmente ama-la. Não por ele ser como eu, ou por fazer parte da minha”galera”.. até pq Jesus tentou se inturmar ele sendo o próprio amor,e tentaram calar ele o matando ! Se vc levanta as mãos dizendo “quero ser como TU óh DEUS” então pq escolhe odiar e colocar a pessoa direto no inferno com suas palavras preconceituosas quanto a tal ‘assunto’.. quem julga será julgado.. ‘RENOVE SUA MENTE” com Deus.. não fique bitolado com ‘RELIGIOSIDADE’ !
June 9th, 2009 às 3:06 am
Pri Desse:
Oséias diz “meu povo tem sido destruído pq lhe falta conhecimento”.
Falta conhecer a Deus, conhecer a sua vontade, conhecer aquilo que lhe agrada. É um nariz sem piercing ou um braço lisinho “destatuado”? ‘Come on’ que Deus seria esse capaz de amar ou se irritar por conta de adornos?
Faaaaalta isso para o povo de Deus: conhecimento de culturas, de entender oq cada povo na Biblia vivia, cada situação. Por isso tanta gente anda preocupada com que roupa vestir, e não vê Deus agindo na sua vida. Pq Deus não está nisso. Ele está no nosso coração, e é isso que Ele quer: corações puros, marcados pelo amor Dele.
July 30th, 2009 às 4:10 pm
Paçoca Ribeiro Desse:
Reading: "Piercings, Evangelho e Cultura « SOLOMON" (http://twitthis.com/w4y46l)
July 30th, 2009 às 11:47 pm
sueda Desse:
ouvi uma frase uma vez e me identifiquei: eu prefiro chegar no céu e ouvir de Deus: sua boba vc podia ter feito! do que ouvir: vc n deveria!! mas n acho q isso me impediria de entrar no céu! abração
July 31st, 2009 às 1:07 am
Cristiano Machado Desse:
@robbson http://bit.ly/4Io9I
July 31st, 2009 às 9:02 pm
Gastão Tavares Desse:
Reading: "Piercings, Evangelho e Cultura « SOLOMON" (http://twitthis.com/w4y46l)
August 4th, 2009 às 10:38 am
marie Desse:
Porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” [ I Samuel 16:7 ]
DEUS não aceita a aparência do homem. [ Gálatas 2:6 ]
o nosso exterior é corruptivel,mas o interior se renova dia a dia.carne é matéria.Deus não presta atenção nisso.antes que fossemos formados Ele já nos conhecia.e nos ama do jeito que somos.sem diferenças.sem injustiça.o amor dEle vai muito além.
shalom!
August 5th, 2009 às 12:23 am
Mauro Desse:
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Romanos 14.12-13
O que a biblia diz a respeito de fazer o seu irmão pecar?
Tenho um amigo que é adventista. Eu como carne de porco, o que os adventistas não comem. Diante dele ou da familia dele eu não como, para não escandalizar. Se me perguntarei, defenderei a teologia que vejo no novo testamento quanto a comida, mas mesmo assim não como na frente deles.
August 5th, 2009 às 2:51 pm
Andre KPA Desse:
Bom, galera….tatuagem e piercings(alargador incluso..^^) sao duas coisas que eu tenho muita vontade de fazer. Acredito que os 2 unicos motivos que ainda nao fiz foi pelo fato dos meus pais ainda nao permitindo isso (mesmo jah sendo maior de idade, 18, eh sempre bom dizer o que a biblia manda, ou seja, honrar pai e mae)
e o outro motivo eh por conta do mercado de trabalho. Hoje sou estudante de engenharia e sou tecnico em mecatronica e sei que se eu for a uma determinada empresas importante no mercado de trabalho, eh bem capaz dela nao aceitar o fato de ter um empregado com piercing ou tatoo…que, sendo bem sincero, isso eh o que mais pesa quando eu penso em por um piercing ou fazer uma tatoo…Eu tenho cabelo comprido e penso em fazer dreads mas pra entrar no mercado de trablho ia ficar muito mais dificil q esta atualmente, pois como vcs jah devem saber, qnd c ve uma pessoa com dreads, a primeira impressao que se tem eh q eh um maconheiro, n ker nada da vida e (segundo muitos crentes tradicionais) precisa se converter (mesmo c o cara ja seja um cristao). Em algumas empresas essa visao nao eh mto diferente, q eh o que me faz segurar a vontade pra fazer depois caso na empresa nao haja nenhum problema em relacao a esses assuntos.
A “desculpa” que muitos crentes hoje em dia usam ao falar que o corpo eh templo do espirto santo eu axo q c eh pra usar esse tipo de criterio, entao (radicalizando geral), um cirstao nao poderia estar acima do peso por comer muito, mulheres teriam que arrumar e cuidar do cabelo, NAO IAM PODER USAR BRINCOS MAIS (que de uma forma ou de outra nao deixa de ser uma especie de piercing) os homens teriam que parar de comer besteira e todos passarem a REALMENTE cuidar do corpo.
Em outras palavras eu acredito que nao ha nenhum problema em fazer esse tipo de coisas espiritualmente falando. Eu axo que o que pega mesmo seria tanto a opiniao dos pais, independente da idade q vc tem e o que voce quer seguir como carreira profissional, tendo em vista que muitas empresas nao aceitam nem homem de cabelo comprido (q eh o meu caso…), imagina piercing e/ou tatoo???
Ai vai de acordo com a consciencia e responsa de cada um….
August 8th, 2009 às 6:41 am
Enzo Almeida Desse:
@gabriellaweiss @felipetonasso @vanessarmeira http://bit.ly/gLv9i
August 10th, 2009 às 9:13 pm
pr. gus Desse:
Triste como imagem afeta a cosmovisao de algumas pessoas…Deus realmente não está nem um pouco interessado se usamos piercings ou tatoos…Ainda bem que Deus não é futil como nós
August 11th, 2009 às 4:25 pm
Mona Desse:
Uso piercing na língua, mas ainda não fiz tatoo para não “escandalizar” os irmãos da minha congregação, ou dar “mau exemlplo” às jovens, já que algumas acham legal meu cabelo etc… e acabam querendo imitar.
Gosto muito da minha congregação, mas lamento o fato de ser um ministério mais moderado…
Já pensei em trocar de congregação (leia-se denominação), ou até pedir exclusão do hall de membros e ser apenas congregada… assim a “aberração” aki não seria um membro da igreja…
ja chama atenção meu estilo (rockeira de kabelu roxo)
mas isso nunca interferiu na minha vida espiritual…
Sou a mesma pessoa, meus afazeres seculares como faculdade, trabalho, marido, filho; me afetam mais – pelo tempo que tomam – do que os adornos que use, ou deixe de usar.
Sou professora de Escola dominical, amo estudar e conhecer a palavra…
já experimentei tantas agressões com meu ministério na dança, por ignorância dos irmãos, que acabei deixando…
mas não vou largar a Cristo, porque algumas pessoas tem uma visão tacanha do evangelho.
Eu vou lutar até o fim, para não ser discriminada também no meu trabalho.
Se eu como operadora do Direito, cidadã, e cristã não combater esse tipo de pré-conceito, niguém o fará em meu lugar.
August 13th, 2009 às 10:27 am
Henrique Ferreira Desse:
Reading: "Piercings, Evangelho e Cultura « SOLOMON" (http://twitthis.com/w4y46l)
August 14th, 2009 às 4:04 pm
Henrique Ferreira Desse:
"Piercings, Evangelho e Cultura « SOLOMON" http://twitthis.com/w4y46l
August 14th, 2009 às 11:45 pm
Henrique Ferreira Desse:
Acessem, uma fantástica oportunidade de acrescentar mais em seu conhecimento: http://tinyurl.com/ljkf6z
August 14th, 2009 às 11:47 pm
larissa Desse:
nao tem nem o que discutir.. se é pecado ou não ,acho que essa discossoes pequenas ja deveriam ter acabado no tempo em que vivemos.
Nós devemos buscar uma cultura que está acima de todas essas citadas, a cultura do reino de Deus, onde os valores e padrões comportamentais são estabelecidos por Ele
a aparencia típica desta cultura?
um coração quebrantado e contrito, ao qual Ele nao resiste.
Não é sem piercing , mas tambem nao é com piercing
Nao é sem tatuagem todo formalzão, mas tambem nao é descoladão cheio de tatoo
Se formos para o outro extremo tambem estaremos generalizando e sendo preconceituosos, portanto a discussão sobre adereços externos se torna pouco útil.
Precisamos nos preocupar com coisas mais profundas
buscar entender e viver a cultura do reino, pra que, enfim, possamos dizer:
que venha o Teu reino , seja feita a Tua vontade, assim na terra como é feita no céu.
August 18th, 2009 às 5:14 pm
larissa Desse:
discussoes
August 18th, 2009 às 5:51 pm
Ricardo Motta Desse:
será que ficar discutindo leva a algum lugar? eu acredito que cada um tem a sua opinião, e tentar impor a sua “verdade” é algo oposto ao cristianismo, oposto ao amor. Impor algo é torná-lo mais atraente. Eu acredito que Deus olha o homem por dentro, acima do que as pessoas podem enxergar. O fato é latente: piercings e tattoos não são pecado. O problema é quando fazemos isso por rebeldia à liderança, isso Deus condena. Cuidem mais do coração do que do exterior. E orem, pra que não sejamos confundidos por falsos evangelhos. Ah, texto massa galera, continuem, amo lê-los
August 22nd, 2009 às 11:59 pm
JAQUELINE Desse:
SENHORES!! Não dá nempra comentar isso viu!! me dói os olhos!
vÃO ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS E VEJAM QUE TUDO DEPENDE DO CORAÇÃO DA PESSOA E DE SUAS INTENÇÕES. pergunte a si mesmo?: Por que vou colocar um piercing??
Será pra me agradar ou agradar aos outros??
qual a minha intenção em colocar um ?
Por exemplo: conheço um irmão que resolveu glorificar a DEUS fazendo uma tatuagem dizendo JESUS REI DOS REIS em aramaico ..hebraico ..sei lá nao importa .mas foi a intenção dele que foi boa ………..cada um julgue a si primeiro antes d ejulgar outros……..
August 24th, 2009 às 12:16 pm
let Desse:
minha opnião:
pra que se preocupar com piercings e tatuagens enquanto a sociedade de hoje está perecendo? vamos parar de se preocupar com coisas sem importância, no céu ninguém vai ser tatuado mesmo…
August 31st, 2009 às 4:19 pm
yzadora Desse:
na minha biblia ez 16:11-12 ta diferente, diz q o adorno foi na TESTA, mas ok. bom eu falei sobre essa historia de ester com o moço que me dava discipulado e ele me disse q num era perfurado, era tipo de pressão. mas sei lá né cara, vai saber, eu usava 6 piercings, depois q me converti tirei todos até pq os q não eram crentes me criticavam por usar piercing sendo crente. então sei lá. acho q cada um tem sua opinião. qm sou eu pra julgar o derto e o errado. Deus sabe todas as coisas, e vai por mim eu creio q ele tá muito mais preocupdo com seu coração do q com sua lingua furada ou seu silicone recente. bjs
September 8th, 2009 às 3:16 pm
may Desse:
Tava lendo o texto aqui, na minha opinião.
Deus conhece o coração de cada pessoa que usa piercing ou tatuagem.
September 8th, 2009 às 7:21 pm
ednaldo ramos de oliveira. Desse:
quanta falta de espiritualidade nesses comentários a biblia diz quem é da carne se inclina para as coisas da carne e quem é espirítual se inclina para as coisas do espiríto, Deus ñ quer só o coração como estão dizendo porque ele é dono de todo o nosso corpo a biblia diz o que os olhos ñ vem o coração ñ sente foi o que Deus escolheu para o homem e quem usa essas tais coisas que são do maligno ñ pode amar a Deus porque a biblia diz quem ama o mundo ñ pode amar a Deus e o amor do pai ñ esta nele se verdadeiramente o filho do Homen vos libertar sereis liberto ( joão8,32). vão se converter raça de víboras….
September 8th, 2009 às 9:14 pm
Ricardo Motta Desse:
tenho pena dos comentários como o de cima :X
September 9th, 2009 às 9:09 pm
wenderson fernandes Desse:
As pessoas não criticam a tatuagem em si, mas a ofensa que ela representa a tudo aquilo que elas aprenderam durante toda uma vida. Elas olham para nós e veêm o estereótipo do rebelde sem causa. Nós esperamos a compreensão do outro mas não estamos dispostos a compreender. “Não me julgue seu fariseu!!”rsrs. É pedra contra pedra! Se amassemos com o amor que Ele ensinou, desistiriamos sim de fazer uma tatuagem só pro irmão sossegar a bendita língua. Se no lugar de tatoos trouxemos as marcas de Cristo em nós. De corpos lisos ou tatuados no final somos todos farinha do mesmo saco. Pura vaidade
September 10th, 2009 às 2:30 am
C. Gomes Desse:
No céu, os salvos serão tatuados sim!!!
Mas será o próprio Jesus Cristo que, de forma maravilhosa, e não assim como o mundo, seguindo o seu pecado, faz, inscreverá três nomes em cada um dos salvos, nomes estes que NÃO CONHECEMOS, mas somente Deus conhece [APOCALIPSE 3.14].
Por isso, não quero fazer o que somente Jesus Cristo tem a autoridade de fazer em mim e com a sua Igreja [APOCALIPSE 21.1-27].
September 15th, 2009 às 1:41 pm
Paulo Henrique Desse:
@Rapha_fa da uma olhadinha nessa matéria da vineardy sobre tatto, piercings e alargadores http://bit.ly/119JRE #beminteressante
September 16th, 2009 às 10:00 pm
eliel Desse:
Aí, manos… precisamos ter a revelação do Espírito sobre coisas como esta… e a Bíblia é um aporta para recebermos o entendimento de assuntos como este… quais oslimites da liberdade cristã? Romanos9.10ss… Que não cause ESCÂNDALO.. que não seja em PROVEITO PRÓPRIO próprio.. que seja para a GLÓRIA de DEUS… então vou nessa… fora disto é AUTO-SATISFAÇÃO… é culto ao corpo e egolatria… e se não na dúvida não consigo negarcoisas como tatuagem,piercing, etc como vou resistir a ameaças contra a minha vidapor causa do Evangelho? Se há dúvida,irmãos, se há escândalo (Romanos) porque não dar a Deus e á Igreja e aos nossos irmãos o benefício da dúvida?
September 18th, 2009 às 2:54 am
Maryland Desse:
Perdoem-me a sinseridade, mas acho mt estranho um cristão (principalmente), embora todos esses argumentos que vocês colocaram, usar piercings e tattoos. Não que eu não aceite no meu círculo de amigos uma pessoa que se comporte dessa maneira. Mas, um cristão é reconhecido a primeira vista pelo seu comportamento, sua aparencia, seu testemunho, seu modo de falar; enfim, como ele vai demonstrar Jesus passando justamente uma ideia contrária?? Pq a cultura no geral associa esse comportamento àqueles que seguem a secularidade: rock, irreverencia…, isto está ligado ao inimigo das nossas almas que é o próprio Diabo. Não estou condenando, nem criticando ngm, mas, nao acho legal; porém sei que Deus conhece o coração de cada pessoa. (eu nao!) Que nós tenhamos como oração o salmo 51 de Davi. ” Ó Deus, cria em mim um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável.
Abç.
September 19th, 2009 às 6:46 pm
Darlan F.Lopes Goiania/Goiás Desse:
Olá a todos…Fiz uma tatoo à dois meses,ela é uma arraia e o estilo de traço MAORI,usado na Polinesia ,tribo antiga que preconizou a arte no corpo humano sobre a pele eram usadas varas de bamboo um estilo arcaico,eu fiz pelo meio usado na minha geração de tatuadores…
Quanto à Bíblia:podemos investigar versiculos ou passagens que justifiquem o pecado ou que apenas agride ou leva a iterpelar quem tem piecing tatuagem como eu …
Essenciamente o objetivo de Deus com o evangelho era ter ali expressa sua vontade para como homem:Amar ao proximo como a ti mesmo,levar o evangelho às nações e povos,mas sinceramente,SANTO E PURO só Cristo foi.PERFEITO SÓ ELE FOI!
ESTOU CANSADO DA HIPOCRISIA FORA DA IGREJA MAS DENTRO DELA E POR SEGUIDORES DE CRISTO AÍ EPACABÁ!
O que quero tornar explícito é que CADA um de conta dará conta de si mesmo diante Cristo:e quem tem faça como eu :respire fundo e entenda que o que Cristo fez na cruz com quem dizia e fazia tudo aquilo ao Filho do Homem foi claro:”Eles não sabem o que fazem”!
Se nos tornamos discipulos um dia foi por AMOR DELE por nós.Eu iria tarde adentro nessa discussão!
Estou aberto pra conversar através do MSN ou a responder e-mails…Eu gosto das controvérsias porque através delas crescesmos.
O ministerio maior está no mundo,os campos estão abertos pra quem quiser pregar e levar a verdade bíblica pra quem a ignora…ou não a conhece!
Fiz minha tatoo depois de convertido e dentro da minha família muita gente torçeu a cara pra mim porque são de maioria evangélica…O meu coração e o seu pode ser quebrado todos os dias,ou pode continuar embrutecido…É claro que sugeriram dragões e fábulas e animais toscos…Se o meu sentimento fosse de ódio eu tatuaria uma suwastika alemã!Mas ele é cheio de amor ,e nunca escondi minha vontade tatuar desde o meus 14 anos!Sempre houve o preconceito e sempre haverá o ser humano é feito disso.Crime e castigo!Amor e odio !Vida e morte!Só gostaria de mostrar pra vcs que a verdade que eu vivo não é emlhor nem pior que a de ninguem,mas É REAL!Fui usuário de maconha e cherei pó sim…Hoje ,sou usuario da palavra de Deus que me alimenta,SALGA MAS DÁ SABOR A MINHA VIDA!
A tatoo gerou atritos familiares mas não foi feita por rebeldia…Foi do livre arbitrio que fiz essa escolha definitiva!Foi pessoal e intransferível SIM!Evangélicos de plantão são os que mais incorrem ao uso da palavra pra gerar o preconceito e AFASTAR …O papel de vcs é o de AMAR!SIMPLES ASSIM…Se coloquem aos pés da cruz e reflitam muito qual é o papel do cristão verdadeiro discipulo cristão?Amar,respeitar e se esvaziar em prol do próximo…pra Dele fluam rios de agua viva e o poder de Deus !
September 21st, 2009 às 2:47 pm
Alexandra Desse:
Olha…amei o comentário do Rafael Teles…
Lá em cima no comentário ele diz…”amar” Essa palavra se fosse mesmo vivida… acho que ninguém estaria aí discutindo nada, nem colocando suas próprias opiniões… apenas amariam a pessoa que usa piercing, ou mesmo uma pessoa tatuada. A Salvação não está condicionada nisso. Então, digo: APENAS AME AO PRÓXIMO E A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS. E essas “coisinhas” não impedirão de olhar pra Jesus e nem mesmo deixar de viver a palavra de permitir que o REINO de Deus invada sua vida!
Caminhemos para o alvo… e vamos amar mais as pessoas que tem tatuagens e piercing.
Sabe, eu não tenho Tatuagem e nem uso piercing, também não condeno que os tem… quem olha isso…não está com olhos fitados em JESUS, mas sim nas condições que “ELES” querem fazer, para satisfazê-los.
Eu estou cansada desse “povo” “evangélico” que só fala e não vive! Estava em uma comunidade a pouco tempo …começei a ver que eles só falam e não fazem… e aí? quem está errado? Eles de falarem e não viverem…ou eu de ficar olhando isso? O erro é meu…de acreditar que ele poderiam ser diferentes… e de perder meu tempo olhando o erro deles, e esquecer de que EU TENHO QUE SER DIFERENTE…QUE EU TENHO VIVER MAIS E FALAR MENOS.Pois o meu estilo de vida… “através dele” eu poderia passar a contagiar as pessoas que estivessem ao meu redor… a ponto delas desejarem viver da mesma forma.
Chega de blá blá blá…
October 2nd, 2009 às 10:48 am
Faaire Desse:
Piercing, evangelho e cultura. http://bit.ly/4Io9I Alguns comentários que me doem. #diversidade
October 6th, 2009 às 9:52 am
Gaaaabi! Desse:
http://bit.ly/4Io9I #maybe
October 6th, 2009 às 10:34 pm
Suellen Fructuoso Desse:
ola…
queria dizer que gostei demais desse estudo, além de ser muito interessante.
Deus nos ama do jeito que somos, não nos discrimina, apenas nos ama.
Irei imprir e compartilhar com meus amigos.
e enviar o endereço de vocês a todos!!!
Parabéns, que Deus os abençõe muito e grandemente!
October 8th, 2009 às 10:11 pm
T. Martinez Desse:
sobre tatuagens no meio "gospel": http://solomon1.com/a/2008/15/piercings-evangelho-e-cultura/
January 4th, 2010 às 9:46 pm