Mas que coisa é essa, a igreja emergente?

Por Redação | July/17/2008


igrejae1.jpg

A igreja emergente
é um termo semelhante ao termo reforma. Não há unidade teológica, como não havia entre os diferentes movimentos reformadores protestantes.

É verdade que existe um tema principal para o movimento emergente, como havia para a reforma protestante (a salvação pela graça). E esse tema é: A igreja como agente missiológico na terra, livre de instituição e hierarquias, simples, um organismo vivo cuja cabeça é Jesus, e onde a vida cristã é uma vida de comunidade e de compartilhamento.

Se hipotéticamente, a igreja emergente se trata de uma reforma da igreja, como a reforma protestante, então é natural que os líderes das igrejas actuais a critiquem, como o fizeram os líderes católicos no tempo de Lutero. Se criticar o que está mal e fazer algo novo é errado, então porque não voltam todos os protestantes às suas origens católicas?

igrejae2.jpg
Grace Church (anos 80/90)

No fim das contas, são sábias as palavras da bíblia: “Por isso o que vos aconselho é que deixem estes homens em paz. Se o que ensinam e fazem é só deles, em breve desaparecerão. Mas, se for obra de Deus, não poderão impedi-los, não vá acontecer vocês acabarem por lutar contra o próprio Deus.” (Atos 5:38-39)

A igreja emergente, teoria e prática

Muitos dos críticos e curiosos da igreja emergente procuram compreender o que se passa em termos teóricos. Mas o facto é que o movimento emergente é um conjunto de práticas cristãs, e não de nova teologia cristã. E práticas essas que nem são assim tão consistentes de comunidade para comunidade (daí o não ser correcta a denominação “igreja emergente”, mas sim “movimento emergente”).

igrejae3.jpg
Grace Church (atual)

Existem práticas comuns, com certeza: A rejeição da instituição, a rejeição das hierarquias religiosas, todos os cristãos activos com os seus dons, um foco missional, e um foco no reino de Deus. Isso das velinhas e dos rituais antigos são pormenores que não são nem importantes nem generalizados, mas que pelos vistos chamam a atenção dos críticos.

Quanto a teologias, na realidade não há nada de novo, há talvez uma compilação de várias teologias que se tornam relevantes para um movimento comunitário e missional em que todos os membros são parte activa, e em que a estrutura é um organismo e não uma instituição. E aí poderemos falar de Brian McLaren, ou de N.T. Wright. Mas aqui está o truque: O facto de irem buscar a teoria a essas fontes, não significa que essas pessoas façam parte do movimento. Basta lembrar, por exemplo, que N.T. Wright é um bispo anglicano, e a igreja anglicana é tudo menos emergente. Por isso, pegar na teologia deles, e deduzir que é isso que a igreja emergente defende, é algo no mínimo caricato.

O movimento emergente é uma prática cristã influenciada por um lado pelo pós-modernismo, e por outro lado pelas práticas da igreja primitiva (igreja do 1º século), que procura viver em igualdade, em comunidade, como um organismo horizontal (não hierárquico), e com um foco na implantação do reino de Deus. E é só.

A prática leva à teoria

igrejae4.jpg

Um amigo meu conta uma história em que ele falava com uma pessoa que não acreditava que existiam sem abrigos numa cidade. E por muito que lhe dissessem, não acreditava, nem se interessava. Um dia levaram-no a um sítio onde alimentavam sem abrigos, e ele pôde vê-los, saber o seu nome, falar com eles, saber porque estavam nessa situação e o que era passar por isso. A partir daí não foi preciso mais dizer (teoria), pois ele tinha experimentado (prática), e essa experiência tinha-o levado a ter uma atitude completamente diferente sobre a situação.

Por isso, se queremos, por exemplo, ter uma maior preocupação pelos sem abrigo, não é com discursos que vamos lá. O primeiro passo, é ir e ajudar no que pudermos. Ao depararmos com a sua realidade, a nossa forma de pensar vai sem dúvida ser afectada.

É a prática que leva à teoria, e não a teoria que leva à prática.

Nuno Barreto



Você deseja comentar, ou assinar o feed por aqui?

Porque comentar? Você estará contribuindo com suas idéias e críticas. Além do que o comentário é uma forma que o você leitor tem para se expressar sobre o assunto postado de forma deliberada e aberta. Por isso não deixe a oportunidade passar e sempre que quiser exponha a sua opinião.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

19 Respostas

  1. fq Desse:

    + um texto de emergentes e eu vou me suicidar, rsrsrsrs

    July 17th, 2008 às 5:21 pm

  2. Leonardo_JC Desse:

    Não entendo muito bem a questão de não haver hierarquia, Jesus é o principal Lider, é o cabeça. Mas abaixo Dele não tem outros lideres: como pastores, ou algo do tipo ???

    July 19th, 2008 às 11:17 am

  3. Sas Desse:

    Ao meu ver, parece um tipo comunismo cristão…
    sempre na biblia ouveram patriarcas, juizes, reis e apostolos, como esta escrito: toda autoridade é instituida por Deus.

    July 21st, 2008 às 2:43 am

  4. Sasquate Desse:

    Ao meu ver, parece um tipo comunismo cristão…
    sempre na biblia houveram patriarcas, juizes, reis e apostolos, como está escrito: toda autoridade é instituida por Deus.

    July 21st, 2008 às 2:45 am

  5. lelo Desse:

    o problema é a hierarquia moral…

    July 21st, 2008 às 10:37 am

  6. Camila Desse:

    também não entendo o fato de não haver hierarquia….
    como isso pode ser oragnizado e funcionar?!
    afinal de contas são pessoas…!

    July 21st, 2008 às 11:00 am

  7. **kel** Desse:

    + um texto de emergentes e eu vou me suicidar [2]

    hahahahaha

    July 21st, 2008 às 12:43 pm

  8. Leonardo_JC Desse:

    algúem pode responder minha pergunta, por favor ???

    July 21st, 2008 às 4:03 pm

  9. Kleber Desse:

    A única hierarquia pra igreja cristã que tem na Bíblia é:

    Deus/Jesus/Espíritos Santo
    Apóstolos
    Ensino dos Apóstolos

    O resto é tudo discípulos com funções diferentes… um pastor ou presbítero não é superior hierarquicamente em nada a nenhum outro cristão, ele é apenas mais um servo com uma função específica de cuidar do rebanho de Cristo (o verdadeiro dono)… Os pastores ou presbíteros ou bispos ou diáconos (palavras usadas pra designar serviço e nunca hiearquia) tem a função de cuidar e servir a igreja do Senhor…

    Lembrando o que nosso Senhor falou: quem quiser ser o maior entre vocês, que seja servo dos outros.

    mas parece que muitos “pastores” esqueceram essa verdade.

    July 21st, 2008 às 7:32 pm

  10. Rod Silva Desse:

    Dicas pra responder tua pergunta:

    http://www.sandrobaggio.com/?tag=emergente
    http://www.renovatiocafe.com/

    Abs

    Rod

    July 21st, 2008 às 8:41 pm

  11. Leonardo_JC Desse:

    Vlw Kleber, Vlw Rod Silva
    Deus abençoe a todos !!!!

    July 22nd, 2008 às 2:06 am

  12. Rod Silva Desse:

    Um ótimo post do Sandro sobre liderança!

    http://www.sandrobaggio.com/?p=70

    July 24th, 2008 às 10:16 pm

  13. fq Desse:

    uma carta de um pastor da s8, bem interessante:

    “Tem sido muito edificante a participação coletiva na palavra, onde a riqueza flui com mais abundância.

    Chegou o tempo de grandes equipes de trabalho, onde o culto
    a personalidade pastoral cede espaço para o Corpo de Cristo com toda a sua multiforme sabedoria.

    Grandes líderes e pregadores, geralmente desenvolvem um sistema viciado onde, cada vez mais, dá-se a impressão ao grupo de que a igreja depende cada vez mais do seu brilhantismo.

    O resultado disso é que milhares de pessoas ficam com os seus talentos sentados no banco das igrejas e manifestam suas qualidades em outros campos da vida, menos no Corpo de Cristo, porque a concentração pastoral sufoca e ofusca a participação coletiva.

    O verdadeiro líder é aquele que faz discípulos que tenham a mesma ou maior qualidade que si próprio.

    Esta é a verdadeira mola mestra do crescimento da Igreja acompanhado de amadurecimento.”

    July 29th, 2008 às 8:59 pm

  14. Robson Desse:

    Não há hierarquias? Vamos ver até quando.

    A história da igreja tem mostrado o seguinte movimento: ortodoxia > pietismo > ortodoxia > pietismo > ortodoxia > pietismo …

    A “igreja emergente” tá no movimento do pietismo. Daqui a alguns anos vai virar ortodoxia e mais alguns anos e vem outro movimento pietista e assim caminha a história…

    Falou-se em igreja primitiva. Qual igreja primitiva? Jurusalém, Antioquia? Qual igreja? A de Éfeso, de Corinto, da Galácia, qual delas? Do que se fala quando se diz igreja primitiva?

    September 9th, 2008 às 10:53 am

  15. igrejaemergente.com.br | Beta | Sem camadas de poder Desse:

    [...] Comentário de Kleber no Solomon1. [...]

    March 9th, 2009 às 1:08 pm

  16. Leandro Desse:

    Falar de emergência e querer ligar isso (Emergente= Brian McLaren), é um atentado! A emergência como filosofia é um movimento muito amplo que não pode ser ligado diretamente a alguns pensadores, pois em si é uma práxis pratica. não concordo com a abordagem que alguns blogs tentam fazer. Em minha opinião se querem dizer as bocas pensantes porque leram um livrinho A, B, C, sobre o movimento e acabam por vulgarizar uma idéia que tem um princípio puro e simples.

    March 13th, 2009 às 10:19 am

  17. Edilon Desse:

    Rod silva em toda história bíblica nosso Deus colocou , escolheu homens para estarem a frente do seu povo seja o nome que for dado cooperador, pastor, ancião, presbítero este vai estar guiando este povo, concordo que estamos errando bastante mas precisamos ter cuidado com nossas inovações para não trazermos mas problemas e sim soluções Deus te ilumine meu irmão a paz do Senhor Jesus Cristo.

    August 10th, 2009 às 11:31 pm

  18. Cora Linna Monteiro Desse:

    http://bit.ly/Vomdh // http://bit.ly/4ielot (?)

    October 2nd, 2009 às 9:24 am

  19. Kênia Siqueira Desse:

    Mas que coisa é essa, a igreja emergente? http://bit.ly/Vomdh

    February 2nd, 2010 às 3:08 pm

Deseja comentar?