Parei de Ouvir Música Cristã

Por Redação | June/3/2009


parei

Há dois anos escrevi neste espaço que lamento o estado da música cristã. Percebi agora que simplesmente parei de ouvi-la. Acabo de verificar o que tenho armazenado no WMP. Não há nada de “música cristã”, a não ser as gravações de cinco artistas que mal cabem no gênero: John Coltrane, Sufjan Stevens, U2, Leigh Nash e a extinta Sixpence None the Richer. Parei de comprar CD’s do gênero após acumular uma longa lista de decepções.

Cabe aqui uma definição. Por “música cristã”, me refiro à categoria criada pelas gravadoras que produzem música popular para consumo pelo público “gospel”. “Música cristã” não é bem um gênero musical, pois o que existe é um mix retalhado de músicas que emprestam de gêneros legítimos.

Não incluo na minha definição a música usada na igreja para o louvor coletivo. Música de canto congregacional independe de padrões musicais usados na avaliação de desempenho performático e na análise crítica da letra como poesia. O gênero conhecido como “worship music” tem como foco direcionar a atenção para as virtudes e as promessas de Deus, de forma que a qualidade de música em si passa a ser menos importante que seu aspecto pragmático no culto de adoração. Neste gênero específico, os critérios de avaliação resumem-se à:

1. ortodoxia teológica da letra,
2. capacidade de envolver a participação da congregação e
3. qualidade técnica da execução pelo ministro de louvor, pelos instrumentistas e pelo backing vocal.

Ou seja, “worship music” tem muito mais a ver com “worship” (adoração) do que com music. Não minimizo a importância deste gênero, pois a própria Bíblia valoriza o louvor coletivo.

Meu lamento, então, reflete apenas a paupérie artística de muita música produzida para consumo cristão fora da igreja. É como se a indústria cristã tivesse determinado que o que vale é o conteúdo da letra: desde que ela contenha certos chavões, frases ou narrativas evangelísticas — além de um estilo bacana apreciado pelo mercado alvo—, é desnecessária a busca da verdadeira expressão artística. Basta o”suficiente”. Acaba tendo mais em comum com propaganda que com arte.

Para fazer um jingle, não precisa chamar Caetano. Qualquer Emmerson Nogueira serve. Percebo que há muita gente talentosa nas bandas das igrejas, pessoas realmente apaixonadas pela música e dispostas a sacrificarem para melhorar. Mas muitos são vencidos pela baixa expectativa da maioria, pelo padrão acomodativo e pelo ambiente em que o verdadeiramente excelente é visto com desconfiança.

O desafio para aqueles músicos que realmente desejam a arte é aprenderem a fazer benchmarking pessoal comos melhores, e colocarem o seu talento a serviço do reino de Deus, e não apenas a serviço das gravadoras evangélicas. Isto não significa que já não existam cristãos fazendo boa música. Mas, por ironia, usualmente os músicos que levam a sério tanto seu cristianismo quanto a qualidade musical são aqueles que rejeitam o rótulo “música cristã” para assim distanciarem-se da média medíocre. São esses que revitalizam na música o espírito criativo, que reflete a beleza e a verdade de Deus. Parei de ouvir música cristã e comecei a buscar mais a boa música, inclusive aquela composta e executada por cristãos.

Mark Carpenter



Você deseja comentar, ou assinar o feed por aqui?

Porque comentar? Você estará contribuindo com suas idéias e críticas. Além do que o comentário é uma forma que o você leitor tem para se expressar sobre o assunto postado de forma deliberada e aberta. Por isso não deixe a oportunidade passar e sempre que quiser exponha a sua opinião.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

83 Respostas

  1. vanvan Desse:

    Dispensa mais comentários, mas tenho que dizer que é um texto maravilhoso. E, por incrível que pareça, agora não me sinto mais um ET por evitar certas músicas ‘cristãs’.
    Paz!

    June 3rd, 2009 às 6:56 pm

  2. Éber Freitas Dias Desse:

    O Sixpence não voltou? Lançaram até um EPzinho sensacional e que dá pra baixar de graça no Noise Trade :D

    June 3rd, 2009 às 7:00 pm

  3. Rafael Faria Desse:

    Recomendo Glauber Plaça.
    http://www.youtube.com/watch?v=9evpnMc8XCs

    June 3rd, 2009 às 7:09 pm

  4. Luciana Elaiuy Desse:

    Deus canta na boca de quem quiser.
    dane-se as etiquetas, não dê tanto valor a isso. é melhor assim. alimenta a inteligência.
    e tente esses:

    /scatjazz
    /newworldson
    /jonforeman
    /zacharywilliams
    /watashiwa
    /fictionfamily
    /nickelcreek

    June 3rd, 2009 às 7:29 pm

  5. Rogério Desse:

    Excelente texto! Meio que falou por mim.

    June 3rd, 2009 às 10:33 pm

  6. Guilherme Desse:

    Achei o texto muito interessante e coerente, pois é um assunto com o qual lido o tempo todo. É complicado muitas vezes desmistificar algumas superstições criadas no meio congregacional e fazer com as pessoas entendam um pouco mais desta visão panorâmica entre arte, adoração, deturpação do princípio etc.

    Só daria a sugestão pra que fosse mudado a imagem que ilustra o post. Este cantor em especial, teve papel fundamental na minha vida como ministro e garanto que ele se já expressava como hoje antes de se tornar clichê e banal tal gênero.

    Abraço

    June 3rd, 2009 às 10:37 pm

  7. Florinda Desse:

    Providencial eu ler esse texto justo hoje,justo agora!
    Desde quando eu me converti eu sempre fui uma “rompendora de regras obsoletas e tabus”,uma subversiva,principalmente musical.Isso se agravou depois que eu ‘voltei para mundo’ no intervalo de mais de 1 ano. Acabo de voltar à presença de Deus e hoje fui a um culto na minha antiga igreja,depois de todo esse tempo.A questão é q tudo em mim mudou,por diversos motivos,o universo mudou,mas a minha antiga igreja …..continua antiga!E o mais louco até a MUSICA é a mesma de sempre.Por favor!Até eu sei o quanto de “musica cristã” e “worship music” foi criado nesse tempo que eu estive fora.
    Não sei,cara,mas a Palavra nos ensina que Deus nos proporciona novidade de vida sempre!Renovação do corpo,alma e espírito e com um pouco de trsiteza eu digo q essa novidade eu tenho encontrado FORA da minha antiga igreja.Não a desmeroço pq no tempo devido Deus a usou pra que eu conhecesse a verdade e essa verdade permaneceu mesmo eu estando fora da presença.Mas…o tempo passa,e as coisas mudam (com exceçao da Palavra,claro).

    Muito obrigada pelas palavras de impacto!Gente como vc nos faz crer que podemos ser LITERALMENTE DIFERENTES!

    June 3rd, 2009 às 10:44 pm

  8. dani sampaio Desse:

    Eu nao escuto só musica cristã, mas tem muita banda/cantor cristão bom (infelizmente mais gringo do que nacional), a galera tem muita preguiça de se informar quanto a isso, essa é a verdade. Se vc quer fazer algo vc encontra maneiras, se vc não quer, vc encontra desculpas… então acho mto vago vc pegar tudo que é rotulado de “música gospel” e jogar no lixo só pq um desses você não gosta.
    E não poderia ser mais infeliz na escolha da foto, pq o David Quinlan é um dos poucos que tem buscado enriquecer sua música. Foi sim, por mto tempo rotulado como alguém que só tinha canções-espontâneas-pentecostais-de-15-minutos-de-duração, mas se vc ouvir o ultimo CD,vai notar a diferença, o cara tocou até bossa nova com qualidade, e não sou só eu que acho. ‘As fronteiras estão se abrindo, é isso que está acontecendo’, então ia ser legal se a gente parasse de preconceito entre nós mesmos, se o que a gente prega é incluir na nossa igreja/rotina/roda-de-amigos o cara que é excluido pela sociedade, a gente precisa parar de excluir e falar/agir com preconceito com o cara que tem uma denominação, ou um gosto diferente do meu, porém que crê no mesmo Deus. Acho que muitos cristãos pensam que dizer “não ouço musica gospel” vai impressionar o amigo não-cristão. Acredite, os não-cristãos estão mais impressionados em como a gente joga pedra uns nos outros do que como a gente reage a cultura pós-moderna, sério.

    Para os preguiçosos, aí vao algumas dicas boas:
    PalavrAntiga, Starflyer 59, Mat Kearney, Aster 7, Heloísa Rosa, Mister Distler, Earthsuit, Fiction Family, Garage Voice, Megafone, Leeland, Crombie, Jesus Culture,Lucas souza banda, The Insyderz, Five Iron Frenzy…

    June 4th, 2009 às 1:37 am

  9. dlrandrade Desse:

    “Parei de Ouvir Música Cristã” > http://tinyurl.com/r3jqwy

    June 4th, 2009 às 1:52 am

  10. Danilo Desse:

    É infelizmente temos a incrivel capacidade de criticar tudo aquilo q é feito, principalmente no nosso meio cristão.. E fico chateado pq aquele velho ditado mundano cabe muito bem para nós… “Santo de casa não obra milagre” pois é damos muito mais valor aquilo q vem de fora do q o q esta dentro de nosso país .. claro q nem toda musica cristã é boa.. tem muito lixo.. mas se vcs procurarem tem coisa boa tbm.. e como tem.. aqui no Brazil.. e com certeza fora vc vai encontrar tbm..

    June 4th, 2009 às 9:13 am

  11. josé luiz Desse:

    Concordo com o autor do post,e tmb com a pessoa ai em cima.Pois existem sim algumas musicas de má qualidade no meio cristão.Mas é como o/a dani sampaio disse….é só procurar que a gente acha artistas/bandas boas.

    bom… uma dica : /cleanrock ;)

    June 4th, 2009 às 9:26 am

  12. Yoruan Desse:

    Concordo que a qualidade musical tem que melhorar. Mas não vou usar isso como desculpa pra ficar ouvindo músicas com letras que não agradam o coração de Deus! Afinal, minha sede é de Deus primeiro que tudo, e não de uma boa musiquinha. Quem salva é Jesus e não uma boa musiquinha. Tem gente que precisa ouvir a Palavra e não vai estar nem aí para o que os instrumentos estão tocando.

    E tem muita coisa boa por aí, tanto nacional quanto internacional, de forma que não sobra espaço para ficar curtindo músicas seculares. Então preguiçosos: Esforça-te e tem bom ânimo!

    June 4th, 2009 às 10:01 am

  13. Fernando Segredo Desse:

    Isso sem falar nos artistas brasileiros que traduzem os bons louvores gringos, muitos deles da Hillsong e Hillsong United. Para isso, existe duas finalidades: a primeira é traduzir para a sua igreja, e não seguir a risca a tradução, e deixar a letra fluir e “encaixar” na harmonia. A segunda é pensar menos, traduzir a risca, nem se preocupar muito com a harmonia, fazer o mais parecido possível da versão original e vender. E tem muita gente aumentando o seu dízimo com isso.
    Acho sim que pode ter músicas com qualidade, escuto e tento sempre achar bandas ou artistas diferentes. O problema é que vemos na rua muito mais o que não tem qualidade, tanto na música cristã quanto na música não cristã.

    June 4th, 2009 às 10:03 am

  14. Yoruan Desse:

    alguns comentam nesse site de forma bem discreta, eu abri o verbo. http://tinyurl.com/qaya8l sobre música

    June 4th, 2009 às 10:06 am

  15. Karla Sousa Desse:

    Ainda existe uma esperança para as músicas cristãs, fora do Brasil é claro
    como :
    - Cris Tomilin
    - David Crowed
    - Delirious e talz

    mas sinceramente, só Deus para mudar a história da música “gospel” no brasil

    parei de ouvir muita música cristã tb!!!

    June 4th, 2009 às 10:54 am

  16. Chica Desse:

    Sufjan Stevens é um exemplão de musica boa e cristã!!!!

    June 4th, 2009 às 10:58 am

  17. Gabriel Mangelli Desse:

    Qnd ví a foto e lí o título eu já ia entrar rasgando aqui nesse coment…Mas lendo o texto eu ví q tem algum sentido. Eu escuto muita musica secular, mais até do q a música “cristã”, mas eu vou te falar que garimpando lá no fundo ainda se acha algo de qualidade. É verdade q na grande maioria das vezes é música estrangeira(como disse o amigo aí em cima). Só q ainda deixo uma crítica, por mais q tenha algum sentido o texto, eu acho q a crítica generalizada atinge MUITOS cristãos q não se enquadram nessa indústria superpopgospel q se criou com essa onda de “gravadora gospel de música porcaria” (entenda MK e algumas outras do msm saco). Eu consigo entender o seu ponto de vistae concordo em 90% dele. Mas creio q isso escandaliza mta gnt q desse conceito de “GOSPEL MUSIC” só entende o “GOSPEL”.
    Grande abraço e parabéns pelos 90% do texto q eu gostei…hehe!

    June 4th, 2009 às 11:00 am

  18. Karla Sousa Desse:

    Reading: “Parei de Ouvir Música Cristã « SOLOMON” (http://twitthis.com/is75o3)

    June 4th, 2009 às 11:05 am

  19. Mychael Desse:

    Contradição. Sou ignorante, bobo e por tudo isso acredito como um influênciado extremo por música, que ela induz e que se ao menos eu estiver escutando música cristã rotulada, saberei que busco o certo e serei melhor influênciado no dia dia. Já se estiver escutando música “world music & cia ILTDA” Fico sem foco e já me lembro do que éra, e fujo disso, é o que me mantem focado e tentando viver a palavra a cada dia, por mais difícil que seja, pecoso e contraditório, para todos.

    June 4th, 2009 às 11:19 am

  20. Willian Krause Desse:

    Reading: "Parei de Ouvir Música Cristã « SOLOMON" (http://twitthis.com/oeyj4l)

    June 4th, 2009 às 11:21 am

  21. Mychael Desse:

    http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=7576837

    June 4th, 2009 às 11:25 am

  22. Mychael Desse:

    http://www.myspace.com/philwickham

    June 4th, 2009 às 11:31 am

  23. Davi Luiz Desse:

    Muito bom.
    mas é muito complicado, não ouço as músicas e bandas que gostaria de ouvir, gosto de heavy metal, speed metal, onde a maioria das bandas cristãs não são grande coisa e a maioria das outras bandas são influenciadas pelo satanismo.
    E ai o que fazer?

    June 4th, 2009 às 12:06 pm

  24. Fernando Silva Desse:

    yoruan, como está escrito no artigo são músicas comerciais para um público cristão então é arte e precisa sim ser bom, se a sua sede é de Deus temos aí os “Worship” citados tb no artigo que tem esse propósito e tenho certeza q a música comercial não é o único meio pra saciar sua sede, e talvez não seja um meio mais indicado que a Bíblia e muita Oração…mas no quesito Música Bléé…!!

    June 4th, 2009 às 12:52 pm

  25. Laís Desse:

    Olha, música que chamam cristã é uma das minhas crises. Concordo com tudo que você disse, mas não sou tão radical. ainda escuto alguma coisa depois de intensa procura e analise de conteúdo. Tá ficando cada vez mais dificil achar coisa decente, tanto aqui como no ambito internacional. O nível de incoerências com a Palavra tá aumentando assustadoramente. Meu Ipod tem mais musicas dessas das antigas, quando worship music ainda era adorar a Deus e não cobrar favores Dele, a harpa e alternativas do tipo U2, João Alexandre tem algumas bem legais (recomendo “é proibido pensar”), Maninho (um cantor catolico poeta muito bom) e tantas outras. Espero não ter que desistir por completo da música que se chama cristã por falta de cristianismo nela.

    June 4th, 2009 às 1:15 pm

  26. J.Monaco Desse:

    existem apenas dois tipos de música no universo:
    A boa música, que carrega a alma e a essencia do artista, e todas as demais.

    June 4th, 2009 às 3:53 pm

  27. Claudio Desse:

    O que o texto diz é bem legal, mas não gostei quando disse dos jingles. Faço publicidade e na publicidade as pessoas que fazem os jingles tbm sãoselecionadas. As gravadoras gospels não fazem metade desses testes.
    Esse blog é pra galera mais jovem, você pode falar mais simples. Alcançaria mais o publico.

    Mas a mensagem foi passada e muito boa por sinal.

    June 4th, 2009 às 9:00 pm

  28. Yoruan Desse:

    Nossos amigos mychael e dani sampaio postaram o que eu quis passar. como eu vou à igreja adorar e quando saio dela meto música secular na cabeça, que tem letras que me trazem e lembram o mundo? mesmo que pensemos: ah não tem nada a ver, ouço música secular e continuo crente! aos poucos essas músicas vão influenciando de uma forma ou de outra. Daí quando vemos, estamos mornos na fé. E veja o que diz o começo de Apocalipse sobre os mornos. Já passei por isso. Então, mesmo trabalhando com música, prefiro ser o leigo nesse aspecto e ficar fora dessa visão, que mistura cristianismo com o que jaz do malígno. Que vitamina hein?

    June 5th, 2009 às 1:25 am

  29. Mychael Desse:

    Dicas dicas mui dicas……
    Aeroilis, Alex Campos, Banka DK, Discípulos da Luz, Farol do Alto, Glauber Plaça, Mano Reco, Rap Sensation, Revin……..

    June 5th, 2009 às 12:05 pm

  30. Rod Desse:

    O pessoal acho que não lê o texto por completo. Santa preguiça, Batman!

    “…comecei a buscar mais a boa música, inclusive aquela composta e executada por CRISTÃOS.”

    Querem entender o contexto desse texto?
    É só dar uma pequena busca no Brasil sobre o que signifca “música gospel”, como funcionou o seu marketing e quem é o detentor da marca “gospel” no Brasil.

    “Viu Deus que a luz era boa, e fez separação entre a luz e as trevas”

    June 5th, 2009 às 12:23 pm

  31. maisfogomaisgloria Desse:

    ao cubo
    plug luminario
    tehilim
    joão alexandre
    lucas souza
    livres para adorar
    the enter project

    June 5th, 2009 às 1:51 pm

  32. maisfogomaisgloria Desse:

    ao cubo
    plug luminario
    tehilim
    joão alexandre
    lucas souza
    livres para adorar
    the enter project

    June 5th, 2009 às 1:51 pm

  33. Kephas Desse:

    nao precisa parar, é só pesquisar!
    Brown Feather Sparrow, Over the Rhine, Paper Route, Ester Drang, Page France, Mute Math, Anathallo, Starflyer 59, Pomegranates, Seabird, Danielson Famile, Brooke Fraser, Immanu El, Barcelona, Heloisa Rosa, The Dark Romantics, Fine China, Maria Solheim, Delirious?, Eisley, Sleeping at Last, Copeland, Castledoor, Half-Handed Cloud, Bernard, Leigh Nash, At the Close of Every Day, Aireline, Oh Dorian, Athlete, The Elms, Lampshade, Jonezetta, Saxon Shore, Lucas Souza, Shawn McDonald, The Welcome Wagon, Jon Foreman, Discover America, Rodolfo Abrantes, Ponoka, The Innocence Mission e mais tantos ai..

    June 5th, 2009 às 2:36 pm

  34. dandutras Desse:

    ufa, estou feliz por não ser o único que penso assim.
    Tem uns que gosto muito: joão alexandre, third day, sonicflood; e as “pedras”: jota quest, o rappa, o teatro mágico, entre outros.

    June 5th, 2009 às 5:41 pm

  35. yzadoraMatos ♡ . Desse:

    RT @proibidopessoas Sim parei de ouvir musica cristã: http://bit.ly/172krR

    June 6th, 2009 às 4:56 pm

  36. SAO Desse:

    é dificil falar isso aqui é musica boa e aquilo nao é, pq musica como outras manifestações artistica depende mto de quem esta vendo, assistindo ou escutando.

    então dependendo do ritmo q a pessoa curta ela ira encontrar mta coisa boa como pode tambem nao encontrar nada bom feito por cristãos.

    June 8th, 2009 às 6:27 pm

  37. Paulo Gouvêa Desse:

    Tenho plena convicção que o grande problema não se encontra em estilo musical. O grande problema está na falta de vontade de “alguns” artistas do mainstream “gospel” de realmente fazer musica, na sua plena essencia artistica. De vez em quando eu ouço umas radios q tocam musicas cristãs só pra ver a palhaçada como é que anda. Mercenarios da fé e da arte! Eu consigo adivinhar oq cantarão antes mesmo de cantar. São muitos clichês! Acho que daria pra melhorar muito, independente de estilos. Melhorar na qualidade de pré-produção, produção, arranjos, gravação, mixagem, encartes, divulgação, imagem, etc…

    Sou mais um revoltado querendo ouvir musicas cristãs de qualidade e sem a pretenção financeira que encontro por ai.

    A propósito, ouçam um cara chamado Dustin Kensrue. Talvez vcs entendam o que eu falo sobre musica em sua plena essencia artistica. Não liguem pro estilo não, apenas pela beleza da mensagem e dos arranjos.

    Há Braços!

    June 8th, 2009 às 8:11 pm

  38. Priscila Vieira Desse:

    Parei de ouvir música cristã… http://bit.ly/172krR

    June 9th, 2009 às 7:38 pm

  39. ravs Desse:

    achei o texto bom e coerente, só não entendi o pq da foto do David, sendo q ele faz worship music – td bem q realmente não tem a qualidade q esperamos, mas como disse, estes não se encaixam nesta crítica, e tolero justamente por isso…

    June 10th, 2009 às 1:09 am

  40. Ronald França Desse:

    Eu acho assim,
    como Adoração não tem nada a ver com musica, pois Adoração é estilo de vida, para louvar a Deus não precisa de rítimo, de microfone, de palco, de instrumento e etc…
    Precisa é de coração quebrantado e contrito…

    Agora numa boa, falando de arte, tem mta coisa boa Cristã sim, vamos valorizar quem é da casa Made Brazil galera…

    abraços !

    June 14th, 2009 às 12:39 am

  41. Ronald França Desse:

    Outra coisa que eu esqueci… rsrsr

    Acho tbm que no ‘ worship music ‘ , ñ importa mto o que nós achamos, mas o que Deus está achando.

    June 14th, 2009 às 12:42 am

  42. prado.rebeca Desse:

    Yoruan:

    é triste ver como os cristãos de hoje ainda têm um pensamento tão retrógrado e diminuto.
    a questão, pelo que eu vejo, não se resume a ‘música gospel boa’ ou ‘música gospel ruim’. O foco, de acordo com o que vc disse, não é a música gospel em si, mas a tão famosa e atacada ‘música secular’.

    Que mania que os crentes têm de achar que música secular é do diabo! ‘Irmãos, temos que buscar a santidade, deixar de ouvir música do mundo’ Tento não brigar com as pessoas ‘cristãs’ que conheço e que pensam assim, mas confesso que isso me irrita, me enoja, pra falar a verdade.

    Ouço música ’secular’ (odeio esse termo) não por preguiça de buscar música gospel boa. Ouço música secular porque eu GOSTO e não sou menos cristã que o resto. Não o faço por simples rebeldia ou vontade de aparecer, ouço música secular da mesma maneira que leio uma poesia do Drummond, um artigo de revista, do mesmo modo que assisto a um filme no cinema, que assisto o Jornal Nacional ou fico no msn conversando com meus amigos, da mesma maneira que minhas roupas não têm uma etiqueta escrito ‘Para honra e glória do Senhor Jesus Cristo, Glória a Deus, Aleluia, Amém’ e que canto (e você também!) ‘Parabéns’ nas festas de aniversário. Ouço porque as composições são bonitas, porque me fazem pensar na vida, no sentido das coisas e muitas vezes no próprio Deus, acho que Ele gosta disso.

    Crentes, menos hipocrisia, por favor.

    June 14th, 2009 às 1:10 pm

  43. Claon Desse:

    19 Não extingais (destruir) o Espírito.
    20 Não desprezeis as profecias.
    21 Examinai tudo. Retende o bem.
    22 Abstende-vos de toda a aparência do mal.
    23 ¶ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Tessalonicenses 5)

    Sejamos plenamente conservados irrepreensíveis… Vejo que a música foi criada por Deus e para adoração a Deus. Nós também a usamos para uma ferramenta de evangelismo, muitas vezes com músicas persuasivas para o arrependimento de quem está ouvindo a mensagem. A música também mexe com a a alma que é o centro das nossas emoções. Vejo que realmente temos que examinar tudo e reter o que é edificante. Cada um sabe da sua comunhão com Deus. Não sejamos hipócritas e ignorantes!
    Tudo que eu quero está NELE, é para ELE, e por ELE que eu vivo.

    June 15th, 2009 às 11:25 pm

  44. Claon Desse:

    Eu sustento o texto do Ronald França. É interessante ressaltar que o worship não depende de música (microfone, instrumentos, etc) e que Deus se importa com adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4.23).
    Outra coisa, não vamos expressar (POR FAVOR!!) e muito menos sentir esse nojo por outros cristãos… estamos em tempos difíceis, o amor está esfriando e tá tudo meio atrapalhado mesmo. Mas a presença de Deus e o Espírito Santo nos consola, nos instrui a luz da Palavra! Desejo a paz do Senhor à todos e vigiem suas almas!

    June 15th, 2009 às 11:35 pm

  45. Yuri Padilha Desse:

    Parei de ouvir música cristã: http://solomon1.com/a/2009/03/parei-de-ouvir-musica-crista/

    June 17th, 2009 às 2:00 pm

  46. Bruna Desse:

    A questão é fazemos parte de uma subcultura ou uma contracultura?

    sugestões:
    Crombie, João Alexandre, Vencedores por Cristo.

    June 21st, 2009 às 10:13 am

  47. Rafael Gomes Desse:

    Reading: "Parei de Ouvir Música Cristã « SOLOMON" (http://twitthis.com/oeyj4l)

    June 23rd, 2009 às 2:10 pm

  48. patrick Desse:

    opá…
    realmente tem se chocado muito esse lance de adoração com mercadejamento da palavra através da musica… creio que Deus é contra toda motivação contraria á sua palavra e contra toda motivação destorcida pela soberba de alguns compositores atuais… mas como costumo dizer:
    Cada um que se cuide! deixa eu fazer o meu que eu ganho mais! hehehe
    GBU
    see ya

    June 24th, 2009 às 4:02 pm

  49. Murilo Santos Desse:

    post of SOLOMON http://bit.ly/172krR

    June 29th, 2009 às 5:47 pm

  50. Juliana Desse:

    O mais triste é ver que a maioria das musicas e louvores SÃO DE PEDIDOS E ORDENS A DEUS… poucos louvores realmente LOUVAM ou engrandecem o nome de DEUS…. mas tb nao da para genereralizar … há otimas exceções – HELOISA ROSA, ANA PAULA VALADAO, FERNANDA BRUM, FERNANDINHO ….

    July 2nd, 2009 às 2:25 pm

  51. Juan Maia Desse:

    Gostei muito do texto.
    Quem eh MARK CARPENTER?
    Abraco, espero respostas.

    July 3rd, 2009 às 1:29 pm

  52. Ismael Monteiro Desse:

    Perdoe-me, vivo toda minha vida no meio cristão, sei que assim como muitos, eu acompanho a musica gospel desde meus 10 anos, tenho 18 hoje, conheço MUITAS bandas cristãs descentes, elas fazem um trabalho lindo de evangelização com suas letras.

    Não sou consumidor de musica gospel nacional, conheço sim, mas não consumo com a intensidade que faço no meio internacional, você talvez não deve ter se aprofundado tanto para escrever isso. Hoje posso dizer que sou 99% de musica gospel, Deus me moldou e me capacitou pra ser evangelista por isso, sempre, mas SEMPRE me ajudou, com todos os gêneros, todas melodias, musicas de artistas cristãos até mesmo renomados no meio secular.

    Sinceramente, como outros comentários feitos, “David Quinlan é um dos poucos que tem buscado enriquecer sua música”

    Poderia te indicar MUITAS bandas de musica gospel de qualidade, mas como disse são muitas, switchfoot é uma banda muito boa na minha opnião, mas tem muito mais.

    http://www.tehorng.com

    Veja as bandas de acordo com seu gênero e escute musica boa (;

    Deus abençõe!

    July 25th, 2009 às 8:14 pm

  53. CL Monteiro Desse:

    Reading: "Parei de Ouvir Música Cristã « SOLOMON" (http://twitthis.com/oeyj4l)

    July 30th, 2009 às 10:45 am

  54. [psilva] Desse:

    Caro Ismael…

    Confesso que fiquei ansioso pra ver a lista de artista que você iria indicar, pois a única que você citou, não gosta de ser rotulada como banda cristã… curioso mesmo.
    O meu problema é com a teimosia da fórmola, a que os cristãos, ou melhor, evangélicos brasileiros estão acostumados. Adoram tudo que é modinha, tem pouco treinamento ou mesmo capacitação em música, ou artes e o pior, são incoerentes quando dizem que são apenas ministros, mas se portam feito verdadeiras estrelas da música serteneja, inclusive no tocante a honórários, ou cachê, como preferirem.
    Insistem na formula do que dá certo, não se arriscam, e vem com o papo de mover, visão… poupe-me.
    Mas a música evangélica brasileira(insisto no termo evangélico) só reflete o estado de espírito dos evangélicos do Brasil. Pessoas completamente equivocadas quanto a uma série de questões, e por vezes insistem em continuar assim.
    O evangelho-musificado foi rendido ao mkt e práticas antes tão comuns no meio secular.
    Outro ponto é acharem que evangelho, salvação ou as questões do Reino, se limitam apenas a um relacionamento com Deus, mas esquecem que esse relacionamento com Deus influencia todas as áreas da sua vida, mas issó é pouco lembrado nos cancioneiros evangélicos, porque basta chamar Deus de pai, pedir chuva e fogo ou vento(Jesus por vezes lembra mais o Capitão Planeta do que o Filho de Deus) que tá tá bom; você pode continuar sendo o escroto que você é como pessoa, tá tudo certo…

    July 30th, 2009 às 11:10 am

  55. Flávio Desse:

    Parece estranho para alguns, mas eu consigo sentir Deus em musicas rotuladas não cristãns. Palavra e Som de Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, é um grande exemplo de música que transmite a nossa misão com os dons que nos são cedidos por Deus. Tem também Tocando em frente de Almir Sater e Renato Teixeira, tem uma letra linda e nós faz pensar no amanã, nos concientiza de que todos nós carregamos o dom da capacidade de sermos felizes independente das lagrimas passadas… Eu poderia citar inumeras músicas, mas é só….
    Abração e Paz para todos….

    July 31st, 2009 às 1:00 am

  56. Priscilla Desse:

    Será que existe “música cristã”? Pra mim existem cristãos que fazem música, boa e ruim. E não-cristãos que fazem música, boa e ruim.

    Dos rotulados “música cristã”, eu gosto de:
    Stênio Marcius
    Palavrantiga
    Hillsong
    United
    Leeland
    Delirious
    Switchfoot

    July 31st, 2009 às 9:26 pm

  57. ANTONIO CARLOS Desse:

    Aprendi desde cedo a ter minhas proprias ideias a cerca de tudo.Cada um tem sua liberdade de escolher aquilo q o agrada….Temos muita gente aq no Brasil q nos abençoa com suas canções…….

    August 5th, 2009 às 4:18 pm

  58. Thais Desse:

    Irmão , tudo o que posso dizer em relação a isso é que já estamos vivendo o Apocalipse. Só não percebe quem não quer, basta observarmos o que está acontecendo e o que está escrito na Biblia.

    August 7th, 2009 às 5:20 pm

  59. Clecio Almeida Desse:

    Discordo categoricamente! Cara… essa postura critica da igreja e seus elementos são obviamente uma desvio de comportamento cristão (santidade). Eu acho interessante que essa postura radical nunca se aplica ao pecado dos artistas seculares (mundanos e pervertidos) que usam seus talentos pra causar dano e difundir o anti-Cristo.
    Se você quer ser Martinho Lutero moderno, você precisa abrir mão dos seus achismos e reconhcer que Noiva de Cristo (Igreja) tem seus defeitos, mas ainda é e sempre será a instituicao mais perfeita da terra bem com a musica que ela produz.
    Se fulano ou beltrano pervertem o sentido da musica gospel isso é problema deles, mas no geral a musica Gospel é o nosso instrumento pra glorificar o Rei Jesus!
    Grow up my friend!!!

    August 11th, 2009 às 12:03 pm

  60. Victor Desse:

    Ouve João Alexandre, e vc vai ver musica cristã com boa letra e bo aexecução…
    falow

    August 11th, 2009 às 4:17 pm

  61. Marlon Desse:

    Nos sites “Cristianismo Criativo” e do Neslon Bomilcar vc encontra cristãos que fazem boa música, com inteligencia e criatividade, poesia e musicalidade, livres de “rótulos” e “mediocridades musicais”.

    August 12th, 2009 às 3:38 pm

  62. larissa Desse:

    acho muito infeliz a ideia de colocar fotos de ministros levemente embaçadas para ilustrar textos como este. porque dá pra ver quem é : David Quinlan, Ana Paula Valadão…
    e esse textos estão em tom de crítica
    creio que há comentários melhores a se fazer, que edifiquem sem criticar pessoas específicas, as quais só o Senhor pode julgar o que produzem
    no mais, devemos sair da porta
    conhece a historia de Absalão?

    bom essa é diferença da crítica e da exortação
    a crítica voce diz pra todo mundo, sem intençao de edificar a pessoa, sem apresentar solução, apenas dando a entender que em seu lugar faria melhor

    a exortação voce diz a pessoa diretamente, com objetivo de trazer algum crescimento

    sobre ”consumo cristão fora da igreja” nao entendo pois eu canto na igreja o que ouço fora dela
    nao creio que é necessário haver essa tão delimitada separação
    O que ,pra mim ,edifica muito mais do que um sixpence none the richer (afinal oque importa é oque edifica)
    eu acho absurdo trocar esses louvores por músicas de melhor qualidade ou arranjos , priorizando estes, as suas inspiraçoes ou conteúdos
    Acho que essa busca por cultura nao faz mto sentido
    pois afinal cultura é tudo o que o ser humano produz
    a meu ver devemos buscar uma cultura do reino de Deus
    onde a adoração tocada na igreja é música pra se ouvir pra se entreter e pra correr no parque
    onde nao ha essa separação, pois adoração é na verdade o estilo de vida do cristão verdadeiro

    devemos ser inconformados com o mundo,
    ao inves de ficar sendo inconformados com a igreja, deixa essa parte pros adolescentes rebeldes.

    Deus abençoe

    August 13th, 2009 às 6:02 pm

  63. Rafael Schneweiss Desse:

    As músicas cristãs não podem ser resumidas apenas numa boa letra, a parte edificante se diz referente a letra e musica, assim como no velho testamento eram escolhidas as pessoas que tocavam MUITO BEM seus instrumentos não podemos hoje descartar esse aspecto, como fica a parte de “Fazer o melhor pra Deus” ?. Como músico da minha igreja o que cabe a mim não é trocar os louvores de hoje pelas músicas cheias de arranjos elaborados, e sim tentar extrair e porduzir o que há de edificante nas duas.

    August 18th, 2009 às 11:10 pm

  64. larissa Desse:

    claro rafael, concordo contigo
    mas a PRIORIDADE ainda é o conteúdo
    dá pra unir técnica e conteúdo , essa é a intenção
    agora, mesmo se isso nao fosse possível
    se a musica cristã estivesse totalmente ruim, como o autor do texto acredita,
    ainda assim nao deveria ser trocada por U2 e cia ltda

    August 21st, 2009 às 4:45 pm

  65. JAQUELINE Desse:

    TODA MÚSICA TEM UM SONORIDADE A QUAL INFLUENCIA NOSSO ESTADO DE ESPIRITO COMPROVADO PELA CIENCIA…MAS VEJAM COMO FICAM AS PARTICULAS DE AGUA AO SOM DE MUSICA CLASSICA E AO SOM DE ROCK….PESQUISE!!!IMAGINA Á RESPONSABILIDADE MUSICAL DE CADA ARTISTA CRISTÃO!!!!!!

    August 24th, 2009 às 12:10 pm

  66. Let Desse:

    Af…….
    nunca vi post mais idiota na minha vida.
    Existe siim muita musica cristã BOA.
    cara, que Deus me perdoe.

    August 28th, 2009 às 8:14 pm

  67. Jon Desse:

    Larissa, creio que, como admiradores da musica, se nos prestássemos apenas ao conteúdo literário das mesmas, eu, particularmente, preferiria textos bíblicos e poesias.
    Pra mim, apartir do momento em que se chama um conjunto de letra, ritmo e harmonia de musica, todos os itens que a compôe tem de ser extremamente bem administrados. E apesar de achar que os artistas citados acima não fazem parte da escória musical cristã (por ainda conservarem um ou outro ítem bem administrados) creio que estão bem próximos de tal classificação.

    September 2nd, 2009 às 3:50 pm

  68. Leo Neves Desse:

    hahaha “qualquer Emmerson Nogueira serve” (Y)

    September 3rd, 2009 às 12:17 pm

  69. Isis Mariana Desse:

    Parei de Ouvir Música Cristã – http://solomon1.com/a/?p=1225

    September 5th, 2009 às 2:57 pm

  70. wenderson fernandes Desse:

    Waterdeep! meu Deus ninguém conhece Waterdeep?
    a banda cristã mais original que já pisou neste planeta de Cristo! Simplicidade, sinceridade, inteligencia e boa música no mesmo pacote.

    September 10th, 2009 às 2:04 am

  71. Ed Desse:

    Minha gente cabe aqui uma pergunta: “O que vem a ser música cristã” Música que eu saiba é “só música” e se tem alguma classificação que faria seria a de ser “boa música” ou “música sem grande qualidade”. Não vejo nos evangelhos (mas sim nos “evangélicos”) esta separação entre sagrado e profano. Jesus transitava entre o que era tido por sagrado e profano com a maior naturalidade e Ele (não a interpretação feita pelos fariseus modernos seja de que linha teológica for) é a chave hermenêutica (usando um temo técnico “bonitinho”) para entendermos as escrituras. Ele é o verbo que se fez carne. Então meus caros: “Parem com essa bobagem de música “cristã” ou não e vão ouvir boa música, de qualidade. Eu aconselho para começar os Beatles, música barroca (Vivaldi é meu preferido) e Nando reis dos nacionais. E,, ”por favor,” esqueçam a “Igreja Evangélica” e vão viver o evangelho que é principalmente estar “apaziguado pela Graça” e “exercer a misericórdia para com todos” e não recitar versículos como um idiotado e consumir produtos deste “mercado gospel” adorador do “Deus mamom”. Minha gente esta “casta” que se apodera dos evangélicos só sai com leitura simples e diária dos evangelhos (o que não se faz a muito tempo) e um profundo espírito de quebrantamento e reaprendizado de todos os erros de quem esta imerso nesta sufocante e pagã “cultura gospel”.

    September 17th, 2009 às 4:08 pm

  72. eliel Desse:

    Qualidade é aquilo que fazemos para a Glória de Deus… inutilidade é o que é feito pra esse desejo carnal de autosatisfação de um coração sem Cristo… meu amigo… vai se converter!

    September 18th, 2009 às 3:34 am

  73. ed Desse:

    Bem, primeiro você, é só “mais um babaca” que se acha santo. Segundo eu duvido que você leia a bíblia regularmente (digo diariamente) para saber realmente quem é cristo. Terceiro, eu “sou convertido ao evangelho” e não a essa cultura brega, arrogante, e ‘ávida por dinheiro” que você chama de evangélica. Espero que um dia (para o seu próprio bem) você me entenda. Entretanto, apesar da cegueira completa em que você vive, não me considero melhor do que você ou de qualquer outra pessoa. Só desejo com humildade caminhar na “luz” e na “liberdade” (leia galatas 5:1) do evangelho. Coisa que infelizmente você não entende. O deus “deste século” te cegou.

    September 25th, 2009 às 10:07 am

  74. ed Desse:

    Vou exercer “misericórdia” e partilhar algumas informações com você. Tente entender. O mestre Bach (maior compositor do Barroco e, por muitos, o maior compositor da história da música) era profundamente cristão (até a alma) sua “paixão segundo Mateus” é considerada a “maior composição no mundo acidental” nenhuma ópera a supera “Certamente, Bach deu muita atenção à composição desta Paixão. Isto fica claro na primorosa partitura, uma partitura que é única entre seus muitos e belos manuscritos. Bach trabalhou nela com régua e compasso e usou tinta vermelha para as falas (recitativos) do Evangelista, a fim de distinguir a mensagem divina do resto do texto. O compositor queria que esta Paixão empolgasse a quantos a escutassem”. Foi composta para a celebração da semana santa de 1729 para a Igreja Luterana em que era responsável pela música. Vivaldi era padre. Conheça a verdade e “permita que ela te liberte” Agora quando for ouvir “marina de oliveira” e votar no pai dela, pense em tão quanto medíocre tem sido a sua existência e seja livre de vez em o nome santo do Senhor Jesus Cristo e para de escrever besteiras e falar sobre coisas que não entende.
    http://pqpbach.opensadorselvagem.org/johann-sebastian-bach-1685-1750-a-paixao-segundo-sao-mateus-bwv-244/

    September 25th, 2009 às 11:19 am

  75. Keilita Desse:

    Minha gente, não quero criticar ninguém. Quero recomendar q leiam A CASA FAVORITA DE DEUS do Tommy Tenney, este livro nos diz a verdade sobre a verdadeira adoração e nos dá também uma interessante perspectiva sobre a música em si. Um dos trechos mais marcantes pra mim é onde o Tomm Tenney diz q a música feita por nós, filhos de Deus, NUNCA, mas NUNCA será melhor do que a feita pelo mundo secular, visto que a nossa TEM e DEVE TER como alvo alcançar os ouvidos de Deus. Já a o meio secular, agradar os ouvidos terrenos. É claro, que já que estamos fazendo para o Senhor, deve sim ter o nosso melhor, fazermos com esforço, mas o mais importante para Deus, é o nosso coração. Leiam o livro, e entenderão melhor do que estou falando. Não estou defendendo a mediocridade de algumas musicas gospel, mas se aquilo chega aos ouvidos de Deus, amém. Pq uma coisa é fato, a melhor musica já feita, perfeita em todos os sentidos, ainda será pouco, comparada ao que Deus merece, mas Ele por misericordia, e por desejar o mais sincero do nosso coração, aceita o q fazemos à Ele. Graça e Paz a todos.

    September 29th, 2009 às 1:33 pm

  76. fernando Desse:

    eu creio q idependente do meio e da intenção pelo qual publicam esses cds q fala, são sim muito bons pois transmitem uma palavra q nos motivam a buscar a Deus e deixar o q o mundo acha bacana do lado! hoje a músias mundanas estão muito mais vulgares e os valores já não são mais os mesmos!!! reflita um pouco e Deixe Deus agir amém!

    September 30th, 2009 às 5:53 pm

  77. Moicamusic Desse:

    Caro Ed, sou seu fã kra, é bom saber que existem pessoas que sabem distinguir coisas tão simples e que os “crentes”não em Cristo mas no sistema complicam tanto. Estou contigo e é isso aí. E VIVA A BOA MÚSICA…

    October 2nd, 2009 às 11:18 pm

  78. marjory Desse:

    Boa música, diante de Deus… é aquela q move o seu coração… Ele mesmo nos concede melodias unicas, simples, qndo estamos no jardim secreto, na comunhao da sua glória… Boa música é cantada, balbuciada, dedilhada, enfim por lábios, dedos… movidos por um coração quebrantado…

    October 8th, 2009 às 9:55 am

  79. Maicon Junches Desse:

    Reading: "Parei de Ouvir Música Cristã" (http://twitthis.com/oeyj4l)

    October 13th, 2009 às 1:44 pm

  80. Jussara Spolaor Desse:

    RT @maiconjunches Reading: "Parei de Ouvir Música Cristã" (http://twitthis.com/oeyj4l)

    October 15th, 2009 às 10:55 am

  81. Paulistinha Desse:

    A música cristã tem se desenvolvido conforme o desenvolvimento societário. Ao passo em que a sociedade adere a novos padrões de consumo estabelecidos pela lógica perversa do grande capitalm, seus fatores culturais transformam-se em produtos comercializáveis, formando aquilo que denominamos moda. A moda finge ditar a música do momento: apenas finge, por ser uma arma capitalista. O louvor nas igrejasm, a música cristã, a adoração, ou seja, toda a cultura musical cristã está atrelada ao desenvolvimento societário influenciado pelo grande capital. Contudo, não podemos apenas criticar a música comercial cristã, tendo em vista sua representatividade na caminhada de muitos cristão pelo mundo. Acredito que devemos nos renovar, a partir da Graça, para alcançarmos uma música que agrade tanto aos ouvintes quanto ao Senhor. E esta música não deve ser a música comercial tendo em vista que a mesma se apregoa do caráter de consumo da música (muito criticado por Adorno) mas deveria ser a música composta para o Reino.

    October 31st, 2009 às 1:01 pm

  82. carolinacsp Desse:

    Músicas cristãs eu gosto de Vineyard ….
    voz = mariana valadão / Carine Cruz e Danielle Cruz

    Querido irmão em qual versículo você leu que comportamento cristã = santidade?

    E vou falar a verdade… por mim poderia pular a hora do louvor da igreja ( se cantasse somentes hinos do cantor cristao nao) ..tô cansada dessa exaltação as coisas que DEUS FAZ, e não a quem Deus É.

    Não ouço rádio nenhuma gospel, e para comprar um CD gospel tem q ser de algumas dessas coisas acima citadas…fora isso… ouço de tudo um pouco menos Funk pq funk d hj em dia deixou de ser um movimento social, de expressão cultural e sim de difamção e poluição sonora…
    O importante é a mensagem, acho que p Jesus tb era… pq Ele nunca perdeu tempo com os que pregavam da palavra dele e não andavam com ele… Ele mesmo disse:" O importante é que a palavra seja propagada"

    Acho que é a essência… o sentimento não pode parar.
    QUando chegarmos no céu vamos nos surpreender, vendo ELvis lá.. vcs vão ver,… pena q ñ vão lembrar que eu disse.
    Rsrsrsrsrs

    November 10th, 2009 às 10:10 am

  83. Mariama Correia Desse:

    RT Parei de Ouvir Música Cristã http://bit.ly/172krR

    February 1st, 2010 às 1:46 pm

Deseja comentar?