
Num destes encontros de fim de ano, num jantar poucos dias antes do Natal passado, estive conversando com um velho amigo sobre a experiência religiosa que herdamos… ele ainda freqüenta a mesma igreja que freqüentei na minha infância. Sendo ele membro atuante e um dos anciãos da igreja, me fez um comentário durante nossa conversa que me fez refletir:
“Gabriel, você deveria estudar menos a eclesiologia e mais soteriologia…”
Fiquei pensando: “Será que estou ‘desperdiçando’ meu tempo ao insistir em tentar compreender o que Deus espera de cada um de nós como membros do Corpo de Cristo? Será que estarei dando mais importância a esta questão do que a outros aspectos ainda mais importantes do meu relacionamento com Deus?”
Perdoem-me se faço perguntas demais… gosto delas não pelas respostas que elas podem proporcionar, mas pelas reflexões que elas estimulam…
Então te pergunto, meu amigo(a) leitor(a) deste post:
Quais questões fundamentais nos ajudariam a refletir sobre onde devemos focar nossos esforços, nesta busca por uma experiência mais relevante com Deus?
Seria no estudo da salvação, como sugerido por este meu amigo, o caminho para um encontro com Deus?
Considerando sobre a soteriologia, percebi que este foi um dos assuntos, se não o assunto mais estudado durante praticamente toda a minha vida cristã. Acredito que para muitos de nós tenha sido da mesma forma. Lembro-me de quando estudamos diferentes doutrinas bíblicas, das mais variadas, de um modo ou de outro sempre tínhamos aplicações ou conclusões que nos levavam a este ponto: a salvação humana. Esta deve ser a razão pela qual um dia escolhemos seguir a Jesus, e começamos a trilhar este longo e estreito caminho, na esperança de uma vida futura. A salvação é o fim (o objetivo) deste caminho, e praticamente toda nossa experiência cristã gira em torno deste fim.
Mas será que Deus criou o homem precisando de salvação? Não, claro que não. É óbvia a resposta… Mas se o homem não foi criado precisando de salvação, então para que fim foi criado? Qual foi o objetivo de Deus ao nos criar, e hoje sermos seres racionais, de livre arbítrio, diferentes, complexos, volúveis, teimosos, ansiosos, indiferentes, felizes, deprimidos, cheios e carentes? Para que foi então?
Sei que não é possível comparar as razões de Deus com as humanas, mas me atrevo a fazer uma analogia com os meses em que Deise e eu estávamos planejando ter o nosso primeiro filho. Depois de 3 anos de casamento, era quase impossível não ficar olhando que bochechas encontraríamos nos carrinhos de bebês que passeavam pela rua. Na primeira oportunidade que tínhamos, pegávamos no colo os bebês de amigos que íamos visitar ou vinham à nossa casa. Ficávamos imaginando como seria o crescimento do nosso filho no primeiro ano, qual o nome dele, o que ensinaríamos a ele, quais experiências sensoriais proporcionaríamos a ele que o estimulariam e o fariam feliz… era uma ansiedade incontida junto de um medo reprimido o que sentimos durante aqueles 9 meses de espera, até que Felipe chegou. E depois deste dia, tem sido uma nova descoberta a cada dia… Digam-me, quem de vocês, dos que já ansiaram e tiveram filhos, não se sentiram assim?
Uma das conclusões que tiro desta analogia é que Deus nos criou para Ele próprio. Bem, esta conclusão não é originalmente minha (Col 1:16), mas acho que ela expressa algo bem mais profundo ao que normalmente não damos a devida atenção: quando lemos “para Ele”, acredito que seja para suprir essa ansiedade que Deus teve antes de nossa própria criação, não somente na criação da raça humana, mas nossa pessoal mesmo, assim como a ansiedade de nossos pais por nós.
A próxima cena desta história é que Deise e eu deixamos de ser um casal apenas, e a partir daquele dia passamos a ser… uma família! Agora temos mais alguém para nós mesmos! Por nós mesmos! Agora somos uma família!
Voltando à minha última pergunta… não seria esta a intenção de Deus ao ter nos criado? Não seria este o objetivo dEle? O de ter uma família dEle? À sua imagem e semelhança (Gen 1:26,27), para alegria, glória e regozijo dEle? Eu realmente acredito que foi por isso que viemos a existir, assim como Felipe também veio…
Bem, onde entra isto tudo no contexto deste texto? Meu ponto é que se o fim da criação do homem por Deus foi o de ter uma família (Apoc 21:3), a salvação é um meio, somente um meio para este fim. Por favor, não me entendam mal. Não quero aqui menosprezar um plano divino, mas sim colocá-lo na perspectiva correta: a salvação é um plano B, um desvio, uma correção de rumo, é somente um pequeno trecho, fora do imenso caminho que Deus um dia traçou para nós, que nos traz de volta. Um caminho que começou na semana da criação, num sonho divino de sermos Sua família, sonhado para durar a eternidade…
Claro que a salvação é importante, mas ela não é o fim em si mesma, não é o objetivo primordial como tem sido ensinado e pregado pela maioria das religiões cristãs que eu tenho ouvido. Não há dúvida que, em nossa atual condição, precisamos dela para voltarmos ao plano original, mas a nossa prática religiosa tem dado muito mais ênfase ao plano B do que ao plano original. Estamos tão preocupados com o meio, que não damos a devida importância ao fim.
Mais uma pergunta:
Quais motivações seriam legítimas para conduzir nossa busca por respostas que tornem nossa vida cristã mais real e autêntica?
Quando falamos de salvação, a motivação trazida à tona é a do nosso próprio benefício, um prêmio como se este pudesse ser merecido (Ef 2:8 e 9), cujo processo para alcançá-lo somente depende de nós mesmos, individualmente e exclusivamente… afinal de contas, “a salvação é pessoal”! Onde na Bíblia estão escritas estas palavras? Seria esta visão egocêntrica do plano da salvação fruto do individualismo que hoje mais do que reina em nossa sociedade e cultura ocidental? A de sermos um conjunto de indivíduos desconexos, cujos laços são irrelevantes para o objetivo almejado? Será que é isso que a Bíblia chama de Corpo de Cristo (Col 1:18-20)?
Se é assim que estaremos “preparados” para quando Jesus voltar, e alcançarmos nossa almejada salvação, todo nosso “preparo” não vai servir para mais nada além daquele momento de resgate, pois não saberemos conviver com o que virá em seguida.
O “preparo” que temos recebido e pregado até aqui, geralmente se concentra somente na salvação individual, em como percorrer o trecho de desvio, o plano B, e não fazemos a menor idéia de quanto nos falta o “preparo” para trilharmos o caminho do plano primeiro de Deus, no sonho original, o de sermos a família dEle, o Corpo de Cristo.
Portanto, para isto, também temos que nos “preparar”, não somente para o trecho de desvio mas para todo o caminho, para o objetivo divino, para a razão pela qual fomos criados, fazendo do Reino de Deus uma realidade concreta e imediata. Começando aqui, entre nós… fazendo do plano original de Deus, um grupo de pessoas a quem ele chama de Seus (II Cro 7:14), uma prática real, constante, relevante e feliz na nossa vida, reconstruindo em nós aquilo que Jesus um dia chamou de Minha Igreja (Mat 16:18).
Gabriel Henriquez












Kleber Pessoa Desse:
Amei esse texto!!
June 9th, 2009 às 5:12 pm
Rod Desse:
Realmente, muito massa!!
=)
June 9th, 2009 às 8:06 pm
SiLvIo MaMuTti Desse:
Eu concordo com tu cara, eu já tinha pensado nisso algum tempo, Jesus é o plano B de Deus! E que grande desfio esse em ser a igreja do Sr.
June 9th, 2009 às 10:51 pm
Gabriel Henríquez Desse:
Parafraseando a @tatanascimento… Lê laááá!!! http://digg.com/u15Hel
June 9th, 2009 às 11:33 pm
weto Desse:
“…fazendo do Reino de Deus uma realidade concreta e imediata…”
amém!
June 10th, 2009 às 9:54 am
Wellington Albertini Desse:
"Você deveria estudar menos a eclesiologia e mais soteriologia…" Será? http://bit.ly/78KrD #solomon
June 10th, 2009 às 9:58 am
Refux Desse:
Assim, será um pouco pesado o que direi, mas a impressao que tenho quando vejo alguem que tem como objetivo final a salvação é que na verdade, o objetivo dessa pessoa acaba sendo se livrar do inferno (nao criticando nem nada, tem pessoas que tem essa visao por falta de instrução).
Eu tenho a impressão que toda a criação foi como um “parto sem dor” para Deus, como se fosse o desejo do coração de Deus se materializando, como se fosse o “sonho” se tornando realidade (vejo isso principalmente pela repetição do “…e viu que era bom”). Não consigo ver a criação como uma experiencia sem proposito, como uma diversão de um deus descompromissado. Não digo que esta é a sua visão, muito pelo contrario, mas apartir do momento que percebemos que nós fomos criados por Deus com tanto carinho e amor, percebemos que o objetivo final não é apenas a salvação.
June 10th, 2009 às 10:32 am
Wash! Desse:
Amei o texto.
Mas, sabe…
Eu concordo plenamente que Deus nos quer como sua familia. Discordo Totalmente que Jesus é o Segundo Plano(SiLvIo MaMuTti) !Jesus é o Primeiro filho, o nosso irmão mais velho, é através do sacrificio que ele fez que temos a salvação. Mas assim, eu creio que dizer que a salvação é um plano B ou um Desvio, é estranho, na verdade a salvação é o primeiro Plano, a salvação tem que ser alcançada, antes que nos possamos então viver com intimidade com Deus, não é posivel ter comunhão com Deus sem aceitalo como pai. Mas agora nós que somos Salvos, temos que ter como primeiro objetivos esse mesmo, sermos aperfeiçoados em Deus dia após dia, para assim estarmos preparados para vivermos em familia com Ele como Ele planejou.porque só com essa intimidade com Deus nos podemos anunciar as Boa novas de Jesus, e contagiarmos outras pessoas pra que elas provem desse amor tão maravilhoso.
um Grande abrço a todos
June 13th, 2009 às 1:01 am
prituschinski Desse:
Gente, a salvação realmente nao depende de quem quer, depende do plano de Deus para esta pessoa – Efésios 1:4-5 a Biblia é mt clara que é pela vontade de Deus, por Ele ter nos escolhido, predestinado.
Não sou eu, nem homens que inventaram uma teoria. Está na Biblia, e nós cremos.
O assunto é mt longo pra tratar aqui, mas segue um link com mais informações sobre isto: http://www.jesus.org.br/mensagem.asp?id=319
ABs
June 19th, 2009 às 2:15 am
Ricardo Desse:
“Claro que a salvação é importante, mas ela não é o fim em si mesma, não é o objetivo primordial como tem sido ensinado e pregado pela maioria das religiões cristãs que eu tenho ouvido.”
Bom, a salvação não é um segundo plano. Quando Deus deu seu filho unigênito para morrer por nós, foi com o intuito de vermos o quanto ele nos ama e quer que sejamos salvos. João 3:16 diz “E Deus nos amou de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Se Deus, deu seu filho por nós, é porque isso é realmente importante. O fim será a salvação. Quando jesus voltar para buscar sua noiva “nós, a igreja”, seremos salvos em Cristo Jesus e viveremos com ele para toda a vida adorando e engrandecendo o nome do Senhor.
Em relação a “salvação individual”, a biblia relata vários trechos onde cita condições para ser salvo.
João 14:6 diz “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Então Jesus é o nosso salvador. É através dele que herdaremos a vida eterna.
João 5:36 diz “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”
Devemos ler a biblia pois nossa base é ela. Ela que testifica tudo que Deus fez e faz por nós. ( Eu não posso ler a biblia por você. Cada um deve buscar por conta própria )
João 8:32 “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Então isso quer dizer que devemos ler a biblia mesmo!
João 6:40 diz: “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
A biblia sempre fala no último dia e de nossa salvação. Entao viveremos com o Pai. Isso é fato e está bem claro.
Irmãos, leiam a bíblia. Recomendo que comecem lendo a partir de Mateus ( onde começa o novo testamento ).
Não tentem tirar conclusões por si próprios, nem tentar entender por sua conta os “pensamentos de Deus”, busque na bíblia suas respostas. Esse foi o “manual do fabricante” que Deus nos deixou.
Abraço a todos.
Fiquem na paz do Senhor.
June 21st, 2009 às 8:27 pm
Gabriel Desse:
Caro ricardo; fico pensando, usando os seus argumentos, o que eu respoderia para alguém que me diz que não precisa de igreja para se relacionar com Deus… eu seria obrigado a concordar. Mas ainda bem que, como o você mesmo disse, é a própria Biblia que ensina que cristianismo sem ekklesia não tem sentido… Graças a Deus por isso. E se parece chocante perceber que salvação não é recompensa, não é mérito, nem fomos originalmente criados precisando dela, então talvez valha avaliarmos as nossas motivações para a nossa religião.
June 29th, 2009 às 10:27 pm
Jeferson Louzada Desse:
"Mas será que Deus criou o homem precisando de salvação? Não, claro que não"
Irmão,
Conto-lhe uma história e depois tentarei,longamente,explicar meu ponto de vista.(leia com calma por favor)
Conta que certa vez um pastor foi convidado a visitar um casal que estava acompanhando sua filhinha internada desde o nascimento(não mais que 3 meses).
Chegando lá,ficou admirado que a mãe estava "morando"no hospital,suas roupas estavam organizadas no armário,havia objetos pessoais decorando o quarto e uma poltrona onde,possivelmente,dormia,já que bem estava forrada igual a uma cama comum.
Observando então todas estas coisas concluiu que a dedicação era exclusiva,com certeza aquela mulher estava sobregarregada e desgastada ao extremo humano.Mais sua surpresa aumentou quando notou que,mesmo com olheiras e ar de cansada a mulher estava disposta,firme e convicta de algo que ele ainda não conseguia entender.
Conversou com a mãe e o pai sobre o amor de JESUS e seu cuidado com as criançinhas e,de acordo com o prognóstico dado pelo hospital,tratou também de conformar os pais acerca do inevitável-a morte;Oraram a DEUS de joelhos e uma paz tomou o lugar.
O pastor se aproximou então do berço e viu a criança deformada,não tinha as orelhas e o formato da cabeça era desproporcional ao pequeno corpo…com todos aqueles equipamentos ligados ao inerte bebê sentiu uma dor no coração profunda, nunca antes sentida.
Voltou-se a mãe e começou a fazer perguntas acerca da gestação e soube que ela já sabia que seu filho nasceria doente e com deformidades pelo corpo(no pré-natal foi informada pelo médico do problema e foi levantada a questão do aborto),foi quando ele lançou a pergunta:
-A senhora sabia e mesmo assim quis ter o bebê,por quê? tivesse que passar por tudo isso novamente,sabendo das consequencias,vc o faria?
A mulher então,depois de um suspiro e com os olhos brilhando disse que sim.
O pastor então ficou confuso e reformulou a pergunta:
- E se tivesse que passar por tudo isso novamente,sabendo das consequencias,vc o faria? Se sim,o por que?
A mulher então se aproximou do berçinho e respondeu:
-Pastor,esse bebezinho que o senhor está vendo todo deformado e doente e que está prestes a morrer é o meu filho amado,eu creio que no dia da ressureição um anjo devolverá ele para mim todo perfeito e eu o pegarei no colo e viverei com ele a vida que não pude aqui,e isso só será possivel se eu passar por isso hoje.
Então,sim,eu passaria por tudo isso novamente,mesmo sabendo antes! A esperança que tenho num novo céu e numa nova terra me motiva…viverei num lugar onde não haverá morte,deformidades ou tristeza.
June 1st, 2010 às 5:27 pm
Jeferson Louzada Desse:
Bem,eu creio que DEUS sabia da queda antes mesmo da criação,sabia porque ELE tudo vê.
Bem sabia que o enganador concentraria todas as forças para derrubar e fazer pecar os novos seres criados,usaria satanás os mesmos argumentos que enganou os anjos no céu…"Deus é tirano e sua lei é impossível de ser obedecida"
Mais o plano da REDENÇÃO já estava pronto,formulado e infalível,perfeito.
Então, mesmo DEUS sabendo que o homem cairia diante dos enganos de Satanás Ele não desistiu,diante do sofrimento do seu filho JESUS e da vida tentada e miserável dos seres criados à Sua semelhança não o fez desisitir…Lançou os olhos mais ao futuro,no momento da 2ª vinda e comtemplou JESUS recebendo os seus,tirando das sepulturas aqueles que com o seu sangue resgatou….tudo isso deu forças e sentido à criação.
A família ficaria separada por um tempo.
Deus tinha anjos nos céus que ainda estavam contaminados com a dúvida lançada por Lúcifer…todo o céu e os outros mundos criados(1ºCor.4:9) estavam expectante,viram MIGUEL vencer e lançar Lúcifer para a terra(ainda não habitata e sem forma,ou seja vazia) a dúvida do caráter de DEUS não poderia ficar nos corações de toda a criação por isso DEUS teria que provar que a mentira era mentira,como? deixando que Satanás levasse adiante seu modo de viver..sem regras e conhecedor do bem e do mal.
DEUS não quer adoração por temor,quer Ser adorado por AMOR.
Adão e Eva aceitaram os ditames do inimigo e o restante da história de desgraças é conhecida.
Durante muito tempo Satanás se achou vencedor, pois acompanhava o declínio do homem e da natureza…foi quando então,ao ler as profecias de Isaías,onde se fala que nasceria um libertador, sentiu que os céus estavam se movendo para fazer algo pela raça caída.
Tentou de todas as maneiras impedir o nascimento e mesmo na vida de JESUS tentou fazê-lO pecar,na cruz,achou ele ter conseguido vencer o enviado dos céus…mais,esperto e cauteloso,enviou anjos caídos-demônios,a guardar o sepulcro…3 dias depois,Satanás recebeu a sua sentença,JESUS ressuscitou,o bem venceu e ele vencido,a morte era certa.
Deus “devia” uma explicação para os anjos caídos e aos outros mundos não caídos.
“DEUS não quer adoração por temor,quer Ser adorado por AMOR”
A vontade de DEUS é inexplicável…impossível resumir nossas compreensões,porém,tentarei a seguir:
Deus queria uma família assim com vc mencionou;Por isso,como todo pai responsável, elaborou o maior dos planos conhecidos-criação,redenção e salvação.E sendo ELE perfeito tudo ocorrerá dentro do previsto até o final.
“Mesmo sabendo da vida terrena de sofrimento que teríamos, ELE escolheu para nós a vida eterna de bençãos,vida livre da dor.Para todo o sempre.”
Indico as seguintes leituras para explicações mais claras e objetivas:
Autora:Ellen White
-O desejado de todas as nações;
-História da Redenção ;
-Visões do Céu.
Forte e fraternal abraço.
June 1st, 2010 às 5:28 pm