Tattoo e a bíblia

Por Ariovaldo Jr | November/27/2009


tattoo

“Sabe o que é? Estou com dúvida sobre se posso ou não fazer uma tatuagem. O que o senhor, pastor, me aconselha?”

Claro que não, seu idiota! Se você ainda tem dúvidas, está mais do que claro que NÃO DEVE fazer. Mas como vira e mexe ainda sou obrigado a responder este tipo de pergunta, gostaria de fazer uma reflexão objetiva e definitiva sobre tatuagens.

FATOS SOBRE TATUAGEM QUE NÃO PODEM SER DESPREZADOS

1 – Dói. Então se sua tolerância à dor é baixa, não se arrisque.

2 – Não sai. Por mais moderno que sejam os lasers prometidos pelo seu dermatologista, sempre ficam pequenas cicatrizes (algumas nem tão pequenas assim).

3 – Não conseguirá trabalhar em qualquer lugar. Claro que isto está mudando, principalmente nos grandes centros. Mas ainda não é a realidade na maior parte do Brasil.

4 – Três de cada cinco pessoas que fazem tatuagem se arrependem nos dois primeiros anos. Portanto pense bem antes de tatuar o nome da sua namorada ou a cara da sua mãe. Do jeito que as pessoas não andam levando relacionamentos a sério, nem depois de casado tá dando pra tatuar o nome “dela”. E a cara da sua mãe ficará horrível em forma de tatuagem. Fica parecendo aquelas fotos pintadas que se colocam em túmulos.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE TATUAGENS

Na verdade a Bíblia não diz nada. E ao mesmo tempo diz tudo. Tanto os legalistas que são radicalmente contra tatuagem, quanto os liberais extremistas, tentam forçar a amizade utilizando textos ao pé da letra, sem levar em consideração o contexto. Pois analisemos algumas passagens bíblicas:

PASSAGENS BÍBLICAS UTILIZADAS EM REFERÊNCIA A TATUAGENS

“Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19:28)

Esta passagem é utilizada por boa parte dos radicais que adoram estuprar o contexto da palavra de Deus. Conforme está escrito, tanto o fazer lacerações quanto o imprimir marcas, referem-se especificamente ao culto aos  mortos. Portanto, como nem toda tatuagem refere-se a adoração de defuntos, não dá para generalizar. Outro ponto importante é que no mesmo capítulo, especificamente no versículo 27, há outra afirmação interessante:

“Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba.” (Levítico 19:27)

Percebe como o mesmo texto que ordena que não sejam impressas “marcas” sobre a pele também ordena que está vetado os cortes de cabelo do tipo “cuia” e também o barbear-se adequadamente? Por que um versículo deve ser levado ao pé da letra e o imediatamente anterior a ele não? Paulo explica isso na carta aos Gálatas, discorrendo acerca daqueles que queriam guardar a circuncisão mesmo após conhecerem a Cristo:

“E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.” (Gálatas 5:3)

Então ou pega o pacote completo da Lei, ou aceita de uma vez que somos chamados pela graça. Esta graça não implica em ausência de responsabilidades, mas em consciência transformada. Quem faz, deve saber o por quê e estar plenamente ciente de que prestará contas por suas ações.

O segundo argumento bíblico utilizado é de que nosso corpo é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO e, portanto, não devemos profaná-lo. Juro que gostaria de saber de onde provém este conceito. Mas vamos lá! Primeiramente é importante observar bem o texto em que a expressão “templo do Espírito” aparece:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)

Está explícito no texto como Paulo refere-se ao ESPÍRITO QUE HABITA EM “VÓS”. Na realidade nosso corpo não pode ser chamado individualmente de templo do Espírito, pois segundo explica mais detalhadamente o apóstolo Pedro:

“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” (1 Pedro 2:4)

Somo pedras. Parte da edificação que é chamada de TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. Individualmente não passamos de meras pedras. Apelas coletivamente somos EDIFICAÇÃO. O mais interessante é como esta edificação é composta por pedras de todos os formatos e tamanhos. É fundamental que cada um encontre seu lugar, onde há ajuste perfeito entre as partes próximas, de modo a compor o todo. A beleza da igreja de Cristo está na diversidade e não na uniformidade. Assim, não serão cores, impressas ou de nascença, que farão com que esta edificação espiritual seja profanada. Além de que, há milhares de outras pequenas coisas moralmente aceitas que podem denegrir igualmente a “beleza” do corpo que é uma pedra viva. Exemplos? Lá vai alguns:

Comer demais, comer coisas que não são saudáveis, desnutrir-se por privar-se de coisas que não são saudáveis, maquiagem definitiva, silicone nos seios, lipoaspiração, vida sedentária, beber refrigerante demais, não beber água suficiente, tomar sol em demasia sem usar protetor solar… Dá pra citar milhares de pequenas coisas que detonam com nosso corpo. Muito mais do que uma tatuagem.

A proposição bíblica fundamental para todo aquele que deseja seguir a Cristo é EQUILÍBRIO. Deus nos criou para comermos de todas as árvores do jardim. Basta termos moderação e compreendermos claramente quais os LIMITES estabelecidos. O problema é que geralmente as pessoas só conhecem seus limites depois de ultrapassaá-los. Se você for tolo e fizer isto com tatuagens, será tarde demais. Portanto, MODERAÇÃO É BEM VINDA!

E pra encerrar, o terceiro argumento mais utilizado pelos que procuram justificativas bíblicas para condenar tatuagens:

“Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” (Mateus 18:7)

Este talvez seja o argumento mais fraco, porém tem seus fundamentos. Pensem comigo: o que vem a ser literalmente um escândalo? Penso que seja aquilo que destrói pessoas, afastando-as da fé em Cristo e da sã doutrina. Assim sendo, uma tatuagem realmente até pode ser chamada de escândalo, de acordo com o contexto de cada um. Uma família pode criar aversão à fé do filho simplesmente porque discorda das decisões que este toma ao tatuar-se por pressão social da igreja que faz parte. Pode parecer idiotice, mas já vi dúzias de pessoas tatuarem até mesmo a logomarca da igreja.

No entanto, este argumento não qualifica tatuagens como proibidas, pois nem todas provocam necessariamente escândalos. Cabe a cada um discernir o quanto é conveniente e lícito tatuar-se. Cada um precisa assumir a responsabilidade por suas ações, levando em conta não apenas estes poucos textos bíblicos citados, mas também toda a mensagem do evangelho. Sabendo que cada um prestará contas pessoalmente ao próprio Deus.

Não seja burro. Na dúvida, NÃO FAÇA!
E na certeza, procure um profissional competente.

“e tudo o que não provém da fé é pecado.” (Romanos 14:23b)

Por Ariovaldo Jr
http://ariovaldo.com.br



Você deseja comentar, ou assinar o feed por aqui?

Porque comentar? Você estará contribuindo com suas idéias e críticas. Além do que o comentário é uma forma que o você leitor tem para se expressar sobre o assunto postado de forma deliberada e aberta. Por isso não deixe a oportunidade passar e sempre que quiser exponha a sua opinião.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

83 Respostas

  1. Ariovaldo Jr Desse:

    Tatuagem e a Bíblia http://is.gd/54DFM

    November 27th, 2009 às 10:05 am

  2. ♥ëLëя۞ ↔ ℓǿکT°°ټ°♫™ Desse:

    Tattoo e a bíblia:

    “Sabe o que é? Estou com dúvida sobre se posso ou não fazer uma tatuagem. O que o se.. http://bit.ly/4oFEj9

    November 27th, 2009 às 10:20 am

  3. vineyard CAPITAL Desse:

    Tattoo e a bíblia:

    “Sabe o que é? Estou com dúvida sobre se posso ou não fazer uma tatuagem. O que o se.. http://bit.ly/4C9CQb

    November 27th, 2009 às 10:45 am

  4. Bruna Fávaro Desse:

    RECOMENDO :Tattoo e a bíblia: “Sabe o que é? Estou com dúvida sobre se posso ou não fazer uma tatuagem. http://bit.ly/4C9CQb

    November 27th, 2009 às 10:52 am

  5. Pabline Felix Desse:

    SOLOMON » Blog Archive » Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    November 27th, 2009 às 10:55 am

  6. Claynon Desse:

    Excelente! Primeiro comentário que leio que não soa nem como farizeus atacando nem rebeldes atacando também. Achei muito sensato e equilibrado o texto.

    November 27th, 2009 às 1:59 pm

  7. ઽiℓ√iα Desse:

    RT @proibidopessoas Tattoo e a bíblia: “Sabe o que é? http://bit.ly/4C9CQb

    November 27th, 2009 às 10:59 am

  8. bRu biTTencourt Desse:

    E ainda este assunto….

    Muito bom texto Ariovaldo, parabéns!

    Espero que possamos desvendar coisas maiores em breve…
    Tattoo já virou “café pequeno” né?

    Paz de Cristo

    November 27th, 2009 às 11:01 am

  9. Lucas Motta Desse:

    Um dos MELHORES textos sobre tattoo que eu ja li > http://bit.ly/8fnoGB > RT @proibidopessoas

    November 27th, 2009 às 11:01 am

  10. Natália Desse:

    Mandou Bem!

    November 27th, 2009 às 2:03 pm

  11. Marcos Rodrigo Desse:

    SOLOMON » Blog Archive » Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    November 27th, 2009 às 11:18 am

  12. Line Desse:

    http://solomon1.com/a/2009/27/tattoo-e-a-biblia/

    November 27th, 2009 às 11:24 am

  13. Marcella Cavicchioli Desse:

    Recomendo: SOLOMON » Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9 "A beleza da igreja de Cristo está na diversidade e não na uniformidade."

    November 27th, 2009 às 11:31 am

  14. Marcos Souza Desse:

    O @ariovaldo Ramos é um cara sábio. Tatuagens: http://bit.ly/4C9CQb (via @proibidopessoas)

    November 27th, 2009 às 11:36 am

  15. Hugo Desse:

    Gostaria de saber se esses caras que criticam quem tem brinco, pircing ou tatoo pq o corpo é o templo de Deus e blá blá blá… Se os mesmo cuidam do colesterol, diabetis, alimentação saldavel e tals… Do que adianta falar mau dos outros e não cuidar de si.

    November 27th, 2009 às 2:37 pm

  16. Marcos Souza Desse:

    Tatuagens: http://bit.ly/4C9CQb (via @proibidopessoas)

    November 27th, 2009 às 11:38 am

  17. Caio Luz Desse:

    http://bit.ly/4oFEj9 Sobre tatuagens e a Bíblia. Velha polêmica, mas o texto é bom

    November 27th, 2009 às 11:54 am

  18. Pedro Mura Desse:

    ótimo texto!
    Ariovaldo sempre quebrando as pernas da geral!

    November 27th, 2009 às 3:12 pm

  19. Guilherme Desse:

    Pô, esse é um assunto muito impertibente no nosso meio. Então, acho muito válido, sim!
    Precisamos ter o conhecimento dessas coisas, e com certeza cresceremos!

    November 27th, 2009 às 3:32 pm

  20. MACK ROCHA Desse:

    ARIOVALDO!!!!é Sempre muito bom ler o q vc escreve,parabés cara!!!

    SHALOM!!!!

    November 27th, 2009 às 3:50 pm

  21. Guilherme Desse:

    Pô, esse é um assunto muito impertibente no nosso meio. Então, acho muito válido, sim!

    November 27th, 2009 às 4:22 pm

  22. Anne Bonfim Desse:

    @willlbert olha no solomon tem um post sobre TatoO muito bom' http://bit.ly/4C9CQb

    November 27th, 2009 às 2:02 pm

  23. @israellow Desse:

    Parabéns, Ariovaldo, gostei muito do texto, e me esclareceu algumas coisas. muito bom.

    November 27th, 2009 às 5:11 pm

  24. lucas Desse:

    alguem me explica o que é "impertibente" ?? rs

    November 27th, 2009 às 7:52 pm

  25. Tairone H. Guerzoni Desse:

    SOLOMON » Blog Archive » Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    November 27th, 2009 às 5:12 pm

  26. Thiago S. de Souza Desse:

    SOLOMON » Blog Archive » Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    November 27th, 2009 às 5:29 pm

  27. Elisama Desse:

    Ariovaldo, isso que é sabedoria para interpretar a Biblia…adorei! "Pois o SENHOR não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração".
    Mas ainda tenho uma questão: Infelizmente, os tatuados são vistos como pessoas descrentes em Deus, até mesmo pelos não cristãos. Por esse motivo, será que a tatuagem não seria um empecilho para a evangelização?

    November 28th, 2009 às 6:32 pm

  28. Eduardo Desse:

    Desculpa mas creio que isso depende muito do meio onde vc vive…
    no meu contexto social posso dizer com td certeza.. OS ÚNICOS QUE ME VERIAM COMO "NÂO CRISTÃOS" SERIAM OS "IRMÃOZINHOS DA IGREJA".!
    hj em dia é muito mais dificil alguem "de fora" nos julgar pela aparência do q os "de dentro"…

    November 29th, 2009 às 1:11 pm

  29. Pri Tuschinski Desse:

    Elisama,

    Deus fala em João 10: 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

    Se o físico, a aparência fosse algo que tirasse o foco da pregação, isso seria dizer que a voz de Deus não tem poder de ser reconhecida. A ovelha vai dar ouvidos a pregação, vai reconhecer a voz do seu pastor.

    E mais, 2CO 5:16 16 "Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo".

    Se olharmos para a carne das pessoas a gente perde o foco, que é Jesus. O exterior não diz oq está no coração. E mais, se uma tatuagem tirasse a credibilidade de quem prega, teríamos que ampliar a discussão. Por ex, o seriam dos gordinhos pregadores, que pra muitos seriam vistos como pessoas que não cuidam do templo?? Ou o que seriam dos pregadores que usam jeans e camiseta, será que as ovelhas de terno não dariam ouvidos a eles?

    Eu entendo a sua colocação, mas acho que está mais do que na hora, de nós, como evangélicos, mostrarmos ao mundo o nosso testemunho e o nosso exemplo, através de coisas maiores. Se nós que conhecemos a Deus e sabemos do seu amor das suas promessas, não conseguirmos ver as pessoas espiritualmente e pelo q trazem no coração, que exemplo estamos dando ao mundo?

    Eu oro pra que a nossa sociedade evangélica deixe essas coisas pequenas de lado, de uma vez por todas. E que o mundo nos receonheça como pessoas que amam incondicionalmente, a quem quer que seja. Esta é a nossa marca, o amor. Quer maior testemunho do que este? Se existe algo mais forte e mais poderoso do que falar do amor de Deus pro mundo, eu desconheço!

    Um gde beijo, com amor, de uma pastora tatuada :)

    November 29th, 2009 às 3:24 pm

  30. Antônio Carlos Desse:

    SOLOMON » Blog Archive » Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    November 29th, 2009 às 7:39 pm

  31. ariovaldojr Desse:

    Usar gravata também pode ser um impecilho para a evangelização. Portanto não faz diferença o exterior. Mas que cada um encontre o equilíbrio entre a liberdade que a graça nos dá e a responsabilidade que temos para com aqueles que fomos chamados para alcançar.

    Ah… a gravata às vezes ajuda. E as tatuagens também.

    November 30th, 2009 às 2:17 pm

  32. Nei Neves Desse:

    Só não concordei com a parte sobre templo do Espírito Santo… acho que tem que avaliar melhor a interpretação Bíblica.

    November 30th, 2009 às 2:58 pm

  33. Lelo Desse:

    A mano, puta preguiça de ler… Aquele papinho no ajuntamento… Acho q a cartilha pronta pra essas perguntas deviam vir como anexo da bíblia… nó…

    quer fazer faça, nao quer… nao enche o saco…rsrsrsrs

    November 30th, 2009 às 1:44 pm

  34. sidney Desse:

    cara como pode esse papo de tatto ainda pode vim a tona em um mundo dito pos moderno!!!!!
    parabens ariovaldo é isso ae…..e quem ainda pensa diferente guarde pra si !!!

    November 30th, 2009 às 6:18 pm

  35. Jay Junior Desse:

    Interessante como dois assuntos ditos como "superados", "café pequeno", são os mais comentados do site… será que são tão café pequeno assim mesmo? rs….
    Mas enfim… concordando com um dos comentários, "excelente post, muito sensato e equilibrado". um dos melhores que li aqui, sem dúvida.

    November 30th, 2009 às 3:22 pm

  36. Caio Felipe Desse:

    Poh, muito bacana este post. Eu gostaria de agraga-lo a um post que tenho falando sobre "o que a religião diz e Deus não". Eu vou passar o link e gostaria que vc lesse e me dissesse o que acha.
    Outra coisa, como disse, gostaria de agregar este post ao meu, posso por este post no meu blog [com devidos créditos] mas acho que seria muito bem vindo isso.

    http://mrgaius.livejournal.com

    abrass

    November 30th, 2009 às 6:26 pm

  37. Henrique Alves Desse:

    Tatoo e a Bíblia http://solomon1.com/a/2009/27/tattoo-e-a-biblia

    November 30th, 2009 às 3:31 pm

  38. Josafá Cardoso Desse:

    Se você tem alguma dúvida quanto a tatuagem e cristianismo, dorme com essa: http://solomon1.com/a/2009/27/tattoo-e-a-biblia/

    November 30th, 2009 às 7:41 pm

  39. Monike Desse:

    Como diz a Bruna…virou CAFÉ PEQUENO!

    December 1st, 2009 às 4:11 am

  40. ariovaldojr Desse:

    Fica a vontade amigo. No "reino" direitos autorais não são tão importantes assim :P

    December 1st, 2009 às 10:52 am

  41. Estêvão Rocha Desse:

    esse merece RT… RT @ap_henrique: Tatoo e a Bíblia http://bit.ly/5k6ZnG – eu tenho um "Deus é Fiel"…

    December 1st, 2009 às 8:09 am

  42. DORIVAN Desse:

    ARIOVALDO JR, TU TEM TATUAGEM ?

    December 2nd, 2009 às 12:44 pm

  43. Filipe Fernandes Desse:

    Ari, posso fazer uma tatoo igual a sua? Quero caveiras.

    December 2nd, 2009 às 2:30 pm

  44. ariovaldojr Desse:

    Tenho. A propósito, esse cara da foto aí no post sou eu hehehe

    December 2nd, 2009 às 6:21 pm

  45. ariovaldojr Desse:

    Só se seu pai e sua mãe deixarem! hahaha
    Saudades de você também paquito!

    December 2nd, 2009 às 6:22 pm

  46. fih skaboy Desse:

    SOLOMON » Blog Archive » Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    December 4th, 2009 às 4:26 am

  47. Amanda Desse:

    eu não deixo o Filipe fazer tatuagens que nem as do Ariovaldo de jeito nenhum! hahahah!
    o resto pode. =D

    repito: eu ainda vou achar um versisculo pelas metades que condene o uso de corrente de prata pra homens e salto de acrílico pra mulheres, E tenho dito!

    December 5th, 2009 às 2:20 am

  48. Vinny Oliveira Desse:

    Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    December 7th, 2009 às 9:17 pm

  49. Zé Bittencourt Desse:

    Ariovaldo muito massa as suas Tatoo heheh, muito bom essa matéria, serviu muito para minha edificação, quero fazer tatuagem um dia, mas sem pressa, por isso não vo la e faço na empolgação, se essa vontade durar ainda por um bom tempo creio que estarei maduro suficiente para ter.

    Grande Abraço!

    December 10th, 2009 às 11:35 am

  50. Zé Bittencourt Desse:

    RT @proibidopessoas: Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    December 10th, 2009 às 11:38 am

  51. Bruno Henrique Huk Desse:

    http://bit.ly/5RoEKs ótimo!

    December 10th, 2009 às 2:36 pm

  52. rodrigo oliveira Desse:

    Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    December 11th, 2009 às 9:30 am

  53. Rhuan Medeiros Desse:

    @Lays_Resquete Tatuagem pode??
    http://solomon1.com/a/2009/27/tattoo-e-a-biblia/

    December 12th, 2009 às 11:50 pm

  54. Levy Wesley Desse:

    SOLOMON » Blog » Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    December 14th, 2009 às 11:55 am

  55. Levy Wesley Desse:

    @helzilon Muuuito interessante! Leia esse Helzilon! http://bit.ly/4oFEj9

    December 14th, 2009 às 11:57 am

  56. @RafaelSmaik Desse:

    texto muito bom!
    estava a procura de UM TEXTO EQUILIBRADO! sem discursos radicais piegas dos dois lados! valew!

    December 17th, 2009 às 3:12 pm

  57. Alana Foz Desse:

    Muito bom Ariiii, mandou bem nas palavras, mas esse negocio de ter plantas pelo corpo ta meio esquisito, ta meio a lá Joao batista que gostava de inventar umas modas loucas kkkk, Só para engrossar o caldo, concordo com a Amandinha salto de acrilico e corrente de prata é o fim dos tempos.. precisamos combater isso biblicamente e fiiiii, CAVEIRA não é de Deus viu? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    December 24th, 2009 às 4:19 am

  58. Alana Foz Desse:

    Vceis já notaram uma coisa? alguns crentes dizem se escandalizar com a tatuagem… dizem ser pecado… mas pq não se escandalizam quando entra na igreja e vê um Pastor com obesidade mórbida? o pecado de glutonaria não ta na cara? … depois dssa vou ser confrontada pela minha gordura kkk, pelo menos o confronto vai ser outro, deixa minha tatoo em paz kkk

    December 24th, 2009 às 4:27 am

  59. vagner Desse:

    olá gostei do comentário… sempre q pergunto na minha igreja sobre tatoos, dizem: – NÃO FAÇA É PECADO… e eu nunca concordei com isso, (claro q depende o que for fazer também)… vou fazer a estrela d Davi nas costas, é muito linda..

    abraço a todos..fiquem na paz

    January 10th, 2010 às 12:21 am

  60. Manu Desse:

    Oi!
    Cuidado com as palavras torpes..
    Não foi necessário referir-se ao irmão com esse vocativo.
    Abraços

    January 19th, 2010 às 11:48 pm

  61. Ivan Desse:

    Poderia deixar de insultar a pessoa q perguntou e de responder como se estivesse de saco cheio do assunto… se não tivesse necessidade, ele não se justificaria e não teria tantos acessos como tem…

    January 21st, 2010 às 7:09 pm

  62. Walter Araujo Desse:

    Tattoo e a bíblia http://bit.ly/5J8h8N via @AddToAny

    January 22nd, 2010 às 12:32 am

  63. giovanni ---londrina Desse:

    ola—-tenho tatoo e piercing—–e deus me usa tremendamente–para com os drogados sem o conhecimento do criador cristo—sou uma ferramenta nas maos do DEUS VIVO—sinto cristo cada instante da minha vida—-antes de levantar essa queatao vamos rever os conceitos —sera que e tempo de nos confrortarmos entre irmaos ao inves deirmos juntos resgatar os perdidos e levar a salvacao—lembre-se deus e deus e nos meros mortais somos mortais—–o maior dom e o amor—pazz em cristooo

    January 24th, 2010 às 4:58 pm

  64. ariovaldojr Desse:

    Idiota não é insulto.

    Segundo a Wikipédia bem explica:

    Idiota (do grego idiótes, o homem privado – em oposição ao homem de Estado, ou público; ou aquele ignorante em algum ofício, homem sem educação, ignorante, pelo latim idiota), na acepção vulgar, é a pessoa desprovida de inteligência.

    Somos todos idiotas, em algum nível.

    January 25th, 2010 às 2:21 am

  65. Edy Desse:

    Tattoo e a bíblia http://bit.ly/5J8h8N via @AddToAny

    January 25th, 2010 às 2:23 pm

  66. Vanessa Desse:

    Idiota?Burro?
    é assim que vem admoestar alguém?
    Cade o respeito?
    Imagina Jesus: "Vai idiota, mandei vc jogar a rede outra vez."
    Tá precisando de uma dose de amor ai!!!

    January 29th, 2010 às 3:54 pm

  67. Pedro Ernesto Desse:

    Acho errado as pessoas atacarem tão agressivamente o comentario chamando o emissor de idiota, hipocrisia, condenar o mau tratamento de um com o mesmo tipo de tratamento, hipocrisia isso. Mas o comentario não foi legal mesmo.
    Quanto a ser templo do Espirito Santo, temos que cuidar sim do corpo pois refletimos a glória de Deus, representamos não só o templo mas a imagem dEle. Templo é lugar sagrado que se deve cuidar.
    Existe uma passagem que nos ajuda a tomar essa decisão. Não me lembro o capítulo e versículo mas diz mais ou menos assim: se eu comer, seja para a glória de Deus…tudo faço para a glória de Deus.
    Uma vez uma amiga minha disse que queria tatuar Jesus meu salvador, acho que isso é para a glória de Deus e reflete o louvor dela a Deus. Por que essa atitude seria errada? Acho que nesse caso é certo.

    January 31st, 2010 às 1:49 am

  68. andrea Desse:

    É ridiculo ter que ser ríspido com as palavras pra falar de uma coisa tão simples…
    Você Ariovaldo, gosta de ser chamado de burro e idiota? Se não, me desculpe, mas não é o que parece.

    February 1st, 2010 às 10:13 pm

  69. Kaio Freitas Desse:

    @glauciacarvalho Um dos artigos mais interessantes sobre Bíblia e Tattoo http://bit.ly/5RoEKs

    February 2nd, 2010 às 2:24 pm

  70. Glaucia R Carvalho Desse:

    Valeu moço! RT @kaiofreitas: @glauciacarvalho Um dos artigos mais interessantes sobre Bíblia e Tattoo http://bit.ly/5RoEKs

    February 2nd, 2010 às 2:34 pm

  71. Douglas Pimentel Desse:

    Fala, cara… blz??? Só queria dizer que entendi o "IDIOTA"…. sei que não foi torpe ou maldoso, mas sim uma figura de linguagem!!! Então para quem não lê frequentemente e não consegue distinguir uma figura de linguagem e uma expressão linguistica de um real xingamento fica minha dica: Leia e interprete! É por isso que a Bíblia tem tantas más interpretações!!! (Só lamentos).
    No caso da Tatoo…. perfeito! Concordo totalmente. Tenho duas tatuagens e não me arrependo de nenhuma, pelo contrário, quero fazer outra, mas todas com decencia e nada exagerado. Mas sei que não é todas pessoas que se sentem totalmente… digamos…. satisfeitas com as suas, então como disse: a dúvida, NÃO FAÇA!
    E na certeza, procure um profissional competente.

    February 3rd, 2010 às 4:08 pm

  72. camila gottardo Desse:

    amei o texto e cada palavra que nele está.
    quem se incomoda mais com o "idiota" e não consegue extrair o conteúdo que foi passado aqui pode ir ler gibi da mônica.
    cara… gente religiosa me dá nos nervos!

    February 5th, 2010 às 11:49 pm

  73. ariovaldojr Desse:

    Quem não é capaz de aceitar o uso da palavra "idiota", com certeza jamais aceitaria uma tatuagem.

    O que penso sobre xingar: http://www.ariovaldo.com.br/2009/a-virtude-em-xin...

    E o real significado de "idiota": http://pt.wikipedia.org/wiki/Idiota

    February 8th, 2010 às 1:21 am

  74. ariovaldojr Desse:

    Quem não é capaz de aceitar o uso da palavra "idiota", com certeza jamais aceitaria uma tatuagem.

    O que penso sobre xingar: http://www.ariovaldo.com.br/2009/a-virtude-em-xin...

    E o real significado de "idiota": http://pt.wikipedia.org/wiki/Idiota

    February 8th, 2010 às 1:21 am

  75. Débora Desse:

    E o "povo" continua se apegando ao idiota e deixando de lado a informação válida que o texto traz. Lamentável!

    February 17th, 2010 às 9:51 pm

  76. José Roberto Desse:

    Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    February 18th, 2010 às 9:52 pm

  77. Walter Araujo Desse:

    Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    February 18th, 2010 às 11:56 pm

  78. Giselle Vasconcelos Desse:

    Graça e Paz a todos!
    Sabemos que é o Espírito Santo de Deus que convence o homem do pecado.
    Não estamos aqui pra julgar ninguém, como diz na palavra: " Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." 2 Corintios 13:5.
    Não concordo com tatuagens, pois eu já tenho a MARCA DA PROMESSA, que foi marcada com sangue puro, com dores…
    Fiquem em Paz e busquem viver o envagelho de Cristo Jesus.

    February 23rd, 2010 às 1:19 pm

  79. Gilson Desse:

    queridos a paz do Senhor Jesus Cristo! em primeiro lugar quero dizer que gostei da matéria feita por vc Ariovaldo, mas não percebi nem um pouquinho de amor, hoje alguns homens pregadores, pastores, cantores, tem grandes talentos, mas eles se preocupam apenas com templos, cargos, e dinheiro, cuidar de ovelhas e amar as almas poucos tem. quando ao pirce, ao tatuagem, ao ser gordo, se Deus está se agradando disso faça cada vez mais. olha Abraão ia matar Isaque, se eu encontra-se com naquela hora e ele me falasse que ia matar Isaque seu filho, eu dava uma banda nele jogava ele não chão chamava as autoridade e prendia ele. moral da história ele não ia obedecer a Deus. se eu encontra-se Oséias dizendo que se casaria com uma prostituta, eu ia dizer para ele vc está endemoniado sai dele em nome de Jesus. moral da história eu iria atrapalhar ele de obedecer a Deus. se encontra-se davi comendo o pão da preposição que não licíto comer, o que eu diria para esse homem, mas o elogiou mateus 12:3,4 1 Samuel 21:4. se o que vc faz está agradando e obedecendo a Deus faça mais, mais se não está não faça. sou gilson professor da escola dominical. se quiserem se meu amigo é só me add no meu msn gilsonpalavra@hotmail.com

    February 24th, 2010 às 12:22 pm

  80. Priscila Desse:

    Tattoo e a Bíblia http://bit.ly/4oFEj9 – o melhor e mais coerente texto que já li sobre o assunto, by Ariovaldo Jr.

    February 25th, 2010 às 12:21 pm

  81. Gutox Desse:

    Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    February 26th, 2010 às 4:00 pm

  82. jéssica Desse:

    Tattoo e a bíblia http://bit.ly/4oFEj9

    February 27th, 2010 às 12:53 am

  83. Jonã Machado Desse:

    Tattoo e a bíblia: http://is.gd/9BWjV

    March 3rd, 2010 às 1:17 pm

Deseja comentar?