Para tentar minimizar o número de pessoas que irão me xingar, gostaria de começar este texto afirmando que também sou admirador das palavras do velho Piper. E também considero importante enfatizar que não estou tentando acrescentar detalhes em sua pregação às custas de me promover. Mas talvez uma das coisas mais difíceis de se encontrar na atualidade, são pessoas que pensem e que sejam críticas sem descartar outros por possuírem opiniões divergentes das suas próprias. Então, por favor, tenha paciência antes de xingar minha mãe.
Citei John Piper, mas poderia listar vários outros nomes que são altamente inspiradores em minha vida. E que, ao não concordar 100% com nenhum deles, me alegro por saber que se tratam de seres humanos, restritos como todos nós às opiniões e experiências da vida.
Piper afirma no vídeo “Não desperdice seu púlpito” que os modismos dos pregadores contemporâneos deve ser deixado de lado em favor da pregação do evangelho puro e simples. E obviamente concordo com sua afirmação. Porém, o próprio Piper se enquadra no grupo dos que o fazem? Por um acaso, as formas e liturgias da pregação da palavra na Igreja Batista Bethlehem são essencialmente o evangelho de Cristo?
Todas as igrejas, com raríssimas excessões, incorporam o modelo de escola grega, utilizando do púlpito, das cadeiras e dos mecanismos acústicos adequados a uma exposição unilateral. A grande pergunta então é: foi Jesus que estabeleceu este modelo?
Mark Driscoll, de certa forma do lado oposto ao de Piper, também é um dos homens que admiro e ao mesmo tempo não engulo completamente. Ele me parece um conservador ao estilo do Piper, travestido de pós-moderno, com intenções explícitas de atingir a juventude de seu país. Por exemplo, sua opinião sobre o livro “A Cabana”, soa como altamente radical e intolerante. Através de suas observações, temos a sensação de que há pouca aceitação àqueles que enxergam Deus ligeiramente diferente.
O que une a todos os pregadores do Reino é a essência da mensagem da salvação, única e explicitamente representada pela figura do Deus encarnado sob o nome de Cristo Jesus. Porém devemos compreender que, toda crítica aos modelos de exposição das verdades contidas na Bíblia, é quase sempre exagerada. Jesus falava sobre árvores, sementes… sobre plantas das mais diversas espécies… sobre filhos estúpidos, sobre tesouros e sobre a relação empregado/patrão. Em cada pequeno detalhe e, através das mais diferentes técnicas e momentos, Ele comunicava as verdades eternas.
Por isso, concentre-se na mensagem de Piper, na ousadia de Driscoll… mas principalmente no evangelho de Jesus. Conte histórias que tenham a ver com a sua realidade; e que mexam com a vida das pessoas segundo aquilo que Deus já está fazendo e, muitas vezes, elas sequer são capazes de perceber. Lembre-se que o “seu púlpito” não é um lugar, mas uma atitude.
E nunca se esqueça que, o próprio Jesus defendeu a legitimidade daquele que não era “do grupo” dos discípulos a promulgar o evangelho. Por quem não é contra nós, é por nós.
Amo estes caras… por que são pessoas comuns, como todos nós.
Amo o Piper, mesmo o considerando conservador demais.
Amo o Driscoll, mesmo crendo que ele precisava ser ousado não apenas na aparência.
Estamos todos no mesmo barco.
Fonte: http://www.ariovaldo.com.br/












Solomon & Capital Desse:
John Piper também erra http://bit.ly/dkeGg1
February 2nd, 2010 às 2:10 pm
Hugo Leme Desse:
RT @proibidopessoas: John Piper também erra http://bit.ly/dkeGg1
February 2nd, 2010 às 2:11 pm
♥ëLëя۞ ↔ ℓǿکT°°ټ°♫™ Desse:
John Piper também erra: Para tentar minimizar o número de pessoas que irão me xingar, gostaria de começar este tex… http://bit.ly/cRvj1d
February 2nd, 2010 às 2:11 pm
Juliano Brum Desse:
RT @proibidopessoas: John Piper também erra http://bit.ly/dkeGg1
February 2nd, 2010 às 2:18 pm
Wellington Albertini Desse:
RT @proibidopessoas: John Piper também erra http://bit.ly/dkeGg1
February 2nd, 2010 às 2:26 pm
William Koppe Desse:
John Piper também erra http://bit.ly/cCQnuR
February 2nd, 2010 às 2:27 pm
Raquel Desse:
Gostei muito! E concordo. Devemos nos concentrar no evangelho de Jesus e não em liturgias. E… ninguém é perfeito mesmo…
February 2nd, 2010 às 5:27 pm
Ricardo Cappa Desse:
RT @proibidopessoas: John Piper também erra http://bit.ly/dkeGg1
February 2nd, 2010 às 2:28 pm
Marcus Carvalho Desse:
Interessante o post do Ariovaldo Jr. Passei a conhecer Piper e Driscoll por causa de sites como o Solomon. Entendo que realmente eles são humanos e erram sim. São radicais também, concordo. Mas acrescento uma coisa: a ousadia deles consiste em nos fazer pensar em temas e assuntos que normalmente nos nossos púlpitos não aparecem.
Por exemplo o Livro a Cabana – a opinião do Driscol é dentro daquilo que ele acredita teologicamente (ele me parece ser bem calvinista, e não considero um defeito). O mérito em questão é: evangélicos do mundo todo adotaram o livro como o suprasumo pra se entender Deus. Alguém discutiu a questão? Em quantas igrejas levantaram-se debates para utilizar isso de alguma forma relevante para "pregar o evangelho simples de Jesus"?
Na minha e em muitas outras não – e em muitas colocou-se o livro à venda sem questionamentos. Não estou discutindo se o Driscol tá certo ou não – mas achei relevante ele me fazer pensar, já que ganhei o livro no final do ano passado.
E sabe o que achei? Chatinho. Ainda não terminei de ler, porque comecei tr~es outros livros mais interessantes (inclusive um do Ariovaldo pai, rsrs). Então o que acho é que o papel desses caras humanos que realmente erram está em nos fazer pensar algumas coisas que a gente não pensa. Inclusive me lembrei agora da comoção que era entre o pessoal de batalha espiritual o filme Advogado do Diabo. E lembrei que um dia eu questionei a performance quase divina do diabo do AL Pacino numa reunião e quase levei martelada.
Amo Piper, Driscol, Ariovaldo (s) e todo o que ao pregar a mensagem de Jesus me faça pensar – mesmo que todos vocês errem.
O que me importa é a capacidade de ir além do que está sendo dito – seja de um púlpito conservador ou não.
A Ele, glória eternamente.
A vocês, graça e paz.
Marcus Vinicius, servo inútil
February 2nd, 2010 às 5:29 pm
Daniel Farias Desse:
RT @proibidopessoas: John Piper também erra http://bit.ly/dkeGg1
February 2nd, 2010 às 2:35 pm
Filipe Martins Desse:
Ai sim fomos surpreendidos!
Deus abençoe pelo post ariovaldo
February 2nd, 2010 às 5:52 pm
Jon Cocentino Desse:
RT @proibidopessoas: John Piper também erra http://bit.ly/dkeGg1
February 2nd, 2010 às 4:39 pm
@RafaelSmaik Desse:
Gostei!
–>> a palavra de Deus eh muito mais profunda, muito mais essencial, muito mais total, muito mais transcendente do q qualquer coisa q podemos colocar em formulas, modos, passos ow maneiras!
God bless!
February 2nd, 2010 às 10:33 pm
Pr. Menga Desse:
Vou postar aqui, o mesmo comentário que deixei no site do Ariovaldo Jr. (podem checar).
O texto é próprio para os dias de hoje, ou qualquer dia.
Mas não concordo com sua análise pelo vídeo de John Piper, “Não desperdice seu púlpito”. Quando John Piper diz: “os modismos dos pregadores contemporâneos deve ser deixado de lado em favor da pregação do evangelho puro e simples.”, certamente ele não está falando de modelos, formas e liturgias, etc. Pelo contexto do vídeo, se não estou enganado, ele está focando o CONTEÚDO da mensagem dada pelos pregadores, e não a forma.
O exemplo disso, é o que Mark Driscoll fala sobre o livro A Cabana. Ele, sem se preocupar com a marca do radical, ele execra o livro, por seu conteúdo antibíblico.
Concordo que temos que cuidar de colocar pessoas em uma posição acima da humanidade de cada um. Mas insisto que, toda a palavra que sai da boca do pregador, deve ser julgada pela Bíblia. Aliás, o próprio Apóstolo Paulo, já insistiu nisso.
Um forte abraço,
Pr. Menga
February 2nd, 2010 às 10:43 pm
Mirian Desse:
E fomos surpreendidos mais uma vez…
February 3rd, 2010 às 1:58 am
dannyfofolete Desse:
John Piper também erra http://bit.ly/cCQnuR (belo texto)
February 3rd, 2010 às 11:39 am
jackson angell Desse:
Na minha igreja nos encontros de jovens, nos reunimos em circulo. Nao coseguimos passar a ideia para todas as reunões. Me agrado da ideia de poder olhar todos no mesmo nivel, onde cada um é livre pra pensar e se expressar. Todos se misturam, é gostoso.
Concordo que é forma liturgica pouco interfere, o que importa eh o conteudo da mensagem, mas se a forma tiver interferindo na mensagem, a forma deve mudar
February 3rd, 2010 às 4:13 pm
Carlos Rizzon Desse:
É isto ai Pr. Menga concordo 100 %
Carlos Rizzon
http://www.igrejaurbana.org
February 3rd, 2010 às 8:11 pm
Pedro Mariano Desse:
John Piper também erra http://bit.ly/cCQnuR
February 4th, 2010 às 6:56 pm
Elane Tristão Desse:
John Piper também erra http://bit.ly/aZzzLd via @ AddToAny
February 18th, 2010 às 7:01 pm
robsonnegrao Desse:
Olá gente boa de Deus!
Gostamos tanto deste site que surrupiamos alguns textos…
Saudações a todos os escritores deste digníssimo site!
Até a próxima surrupiada!
http://rochavivasaojose.ning.com/
Moderador
February 19th, 2010 às 1:30 pm
Davi Bandeira Desse:
Apoio o Pr. Menga ao mostrar que o objetivo do pr. Piper não é falar das liturgias ou qualquer outro apetrecho de palco para tornar a mensagem mais atraente. Pelo contrário. Ele se quer mencionou tais coisas. Acredito que ele quis dizer que pregar suas próprias opiniões em um púlpito, sem uma análise exegética dos textos expostos, sem dúvida alguma, é um desperdício.
Fiquem na Santa Paz.
February 19th, 2010 às 6:12 pm
@rafaelofaria Desse:
é verdade.
mas, cara,
não é que ele errou.
entenda o que ele falou dentro de um contexto.
February 22nd, 2010 às 3:42 pm
Frederico Rocha Desse:
Aêeeee, galera… muito bom o site, os textos e os comentários!!!! Gostei muito!!! Estava meio preconceituoso com o movimento de igreja emergente, mas comecei a ler algumas coisas. Muitas reflexões e questionamentos importantes. Sobre o texto do Piper faço ressoar novamente a observação do Pr. Menga (como se conhecesse o cara…hehehe) e sou adepto de um bucado de prudência com relação à modificação da mensagem do evangelho do Reino, que entendemos muito melhor devido às boas tradições cristãs. Acredito ser possível reformar filtrando e contextualizando sem uma ruptura total, inclusive de boas partes da liturgia do culto cristão.
Graça e Paz, um jovem belorizontino, Fred.
February 23rd, 2010 às 4:40 am
Aline Moreira Desse:
John Piper também erra http://bit.ly/cCQnuR
February 23rd, 2010 às 4:42 pm
Robson Lima Desse:
Como diria um colega da minha classe, "só pra complementar"… Insistir nas formas de apresentação do Evangelho parece papo de "pós-moderno" (argh! rs) mas formas são reflexos dos conteúdos e o homem, como animal simbólico que é, pode apreender a forma por si mesma e desligá-la do conteúdo – traduzindo, fazemos as coisas por fazer e daí vem toda a merda.
flw
February 26th, 2010 às 6:58 pm
Leo Desse:
bem cara…. eu sinceramente não necessariamente concordo nem discordo. Eu acredito que o que o Piper tenha falado se encaixa no contexto no qual ele vive. O próprio Driscoll já disse para não julgarmos pregadores pelo nosso contexto porque eles estão em um contexto diferente do nosso, ele lá em Seattle passou por algo muito diferente daqui do Brasil quando lançou A Cabana.. a ponto de que os cristãos estavam usando o livro como doutrina ao invés de ficção. Mesma coisa o filme Avatar que as pessoas estão transformando em religião. Ele combate aquilo que é necessário em sua cultura. É a mesma coisa que algum bom pregador brasileiro ir aos EUA e pregar sobre falta de comprometimento na igreja, algo tão presente na cultura evangélica brasileira (na qual eu vivo, não sei a sua e não posso falar por você).. não cabe ao contexto deles, simplesmente. Vou dar o mesmo conselho que um pregador falou em um podcast e me marcou para sempre: ore pelos pastores ao invés de criticá-los. ( e aqui eu não incluo falsos pastores que pregam um falso evangelho, os malafais, marcos felicianos benny hymns, joel osteens da vida e tantos outros que deturpam a Verdade).
March 2nd, 2010 às 4:40 am
Alexander Desse:
Lembre-se que o “seu púlpito” não é um lugar, mas uma atitude. [2]
March 11th, 2010 às 6:12 pm